Whole 30: programa propõe dieta natural por um mês

por Redação
em 18 de maio de 2017

Um mês sem açúcar, comida congelada, grãos (incluindo arroz e feijão), leite e todos os seus derivados. Parece uma missão impossível para você? Pois esse pode ser o primeiro passo para desintoxicar o corpo e estabelecer uma relação mais saudável com a comida. Afinal, esses são alimentos que, embora sejam saborosos, podem inflamar as células e as consequências serem diversas, como redução de energia, ganho de peso e o desenvolvimento de doenças.

E essa é a proposta do Whole 30, programa alimentar desenvolvido pela nutricionista esportiva Melissa Hartwig e o médico funcional Dallas Hartwig. Após anos de estudos, a dupla constatou que 30 dias é o período ideal para que a pessoa identifique que hábitos alimentares podem ser responsáveis por afetar o seu organismo e, inclusive, causar reações que muitas vezes são ligadas à má alimentação, como insônia, ansiedade, estresse, dores musculares e inchaço.

Ao final dos 30 dias, o programa promete que a pessoa sentirá benefícios como melhoria da composição corporal, aumento dos níveis de energia, melhor qualidade do sono, diminuição de desejos por açúcar e carboidratos e melhoria da performance atlética.

LEIA MAIS
Glúten: 8 coisas que você precisa saber antes de tirá-lo da dieta
LEIA MAIS
O que as proteínas vegetais fazem pela sua saúde e como consumi-las

Como funciona o Whole 30

Em um primeiro momento, pode parecer complicado cortar tantos alimentos da rotina. Mas, na prática, você vai perceber que existe uma gama de produtos naturais que podem entrar na sua rotina mais sustentável. Entenda quais itens são bem-vindos no programa whole 30:

Proteínas

A proteína animal de alta qualidade é o tipo de alimento que é prioridade no programa Whole 30.

Prefira: peixes e frutos do mar (crustáceos e moluscos), carne vermelha (boi, carneiro, cordeiro), carne branca (frango, coelho, pato e porco), ovo (galinha, pata, codorna).

Dê preferência para a carne magra orgânica e corte a gordura antes do preparo. Evite as carnes processadas industrializadas, como bacon, salsicha e embutidos.

Hortaliças

Se puder, opte sempre por comprar hortaliças orgânicas, que são livres de agrotóxicos e outros produtos químicos. Prefira ainda os vegetais da estação, que possuem um preço melhor e são muito mais saborosos e saudáveis.

Prefira: abóbora, acelga, abobrinha, agrião, aspargo, alface, alho-poró, brócolis, beterraba, cará, cebola, cenoura, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, erva-doce, espinafre, inhame, pepino, pimentão, repolho, rúcula, tomate, aipo, escarola, nabo.

Consumo moderado: alcachofra, batata-doce, berinjela, brotos, quiabo, cogumelos, ervilha-torta, mandioca, salsão, vagem, rabanete.

Frutas

Dê preferência por consumir frutas da estação e orgânicas. As vermelhas e cítricas são ótimas opções.

Prefira: cereja, kiwi, melão, morangos, tangerina, limão, amora, framboesa, laranja, groselha, mirtilo e ameixa.

Consumo moderado: uva, pera, pêssego, melancia, maçã, mamão, manga, figo, frutas secas.

Gorduras boas

Para cozinhar, opte por azeite de oliva, óleo de coco, manteiga clarificada ou ghee e gordura animal.

Prefira: abacate, coco (polpa, leite e manteiga) azeitona, avelã, macadâmia, azeitona, castanha de caju.

Consumo com moderação se desejar perder peso: amêndoas, nozes, sementes de gergelim, linhaça, abóbora e girassol, castanha do Pará, nozes e pistache.

Outros itens permitidos:

• Mostarda (sem açúcar)
• Molho de tomate
• Vinagre Balsâmico
• Farinha de amêndoas (evitar se pretende perda de peso)
• Cacau em pó
• Manteiga clarificada ou ghee: ela é a única fonte de laticínios permitida durante o programa.
• O suco de fruta como um adoçante: alguns produtos vão usar suco de laranja ou maçã como um adoçante. Já se você for beber o suco, deverá bater a fruta toda.
• Sal (mas não pode adicionar em alimento já pronto).
• Leite de amêndoas e leite de coco
• Broto de feijão
• Óleo de Canola
• Alfarroba
• Semente de Chia e de linhaça
• Tapioca, Goma Guar, Farinha de Coco, Farinha de Amêndoas.
• Água de coco natural
• Vagem
• Maionese feita em casa (óleo de abacate).
• Ervilha
Tahine

Em contrapartida, existe uma lista de itens que estão entre os proibidos na dieta Whole 30: não são permitidos nem mesmo no fim de semana. Saiba quais são os produtos que afetam diretamente a sua saúde e qualidade de vida:

• Nenhum tipo de açúcar natural (como o mel ou stévia) ou artificial.
• Bebidas alcoólicas, nem mesmo na preparação de receitas.
• Cigarro.
• Grãos, como trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, quinoa e amaranto.
• Leguminosas, como feijão, ervilhas, grão de bico, lentilha e amendoim, e nenhum tipo de soja.
• Leite e seus derivados. Isso inclui leite de vaca, cabra, ovelha, e produtos derivados do leite como queijo, iogurte (exceto a manteiga ghee).
• Chicletes.

Outras recomendações da dieta

Segundo a Whole 30, não são permitidos nem mesmo adaptar receitas, tipo pizzas, tortas, cookies e bolos, substituindo os ingredientes proibidos por outros. Nenhum tipo de guloseima deve ser consumido!

Outra regra do programa e não se pesar durante os trinta dias. Isso porque o foco do Whole 30 é a composição corporal e a perda de peso é apenas uma consequência natural desses novos hábitos alimentares.

Antes de fazer qualquer mudança na sua dieta, no entanto, é fundamental consultar-se com seu médico e nutricionista. Apenas o profissional especializado poderá montar a dieta ideal para você, considerando seu perfil, necessidades e objetivos. Isso é especialmente importante no caso de uma dieta como a Whole 30, que envolve diversas restrições.

Receitas Jasmine

Overnight oats com chia

Esfiha integral com linhaça

Frango com molho de tahine

SUGESTÃO JASMINE

Gostou da proposta do Whole 30? A Jasmine possui uma série de produtos que fazem parte do programa. A Chia Em Grãos, a Farinha de Chia Estabilizada e a Linchia. A Chia em Grãos vem pronta para consumo e pode ser consumida  pura ou misturada com sucos, frutas, iogurtes, cereais matinais e saladas. A Farinha de Chia Estabilizada é boa para receitas de pães, bolos e biscoitos.

Farinha de Linhaça Dourada Estabilizada e a Farinha de Linhaça Marrom Estabilizada mantêm todos os nutrientes mesmo após a trituração. Se preferir, nossa linha ainda conta com a Linhaça Marrom em Grãos e a Linhaça Dourada em Grãos. E temos ainda o Tahine,  que é um creme de gergelim natural e integral obtido exclusivamente das sementes do gergelim integral tostado e moído.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!