manter uma alimentação saudável
manter uma alimentação saudável

Como lidar com imprevistos e manter uma alimentação saudável

por tatiana.barros
em 3 de julho de 2017

É preciso planejamento para ter uma dieta variada e balanceada e nem sempre há tempo para isso. O café da manhã fica para depois, o almoço passa despercebido e o dia acaba em um fast food. Mas comer bem pode ser mais prático do que você imagina com as ajuda de alguns atalhos.

Como manter uma alimentação saudável sem desculpas

A nutricionista Ana Cristina Ulhôa dá sugestões para contornar algumas situações que podem atrapalhar a sua alimentação, sem ser necessário mudar muito a rotina:

Acordou atrasado para sair de casa: Como o café da manhã é a principal refeição do dia, invista em uma preparação nutritiva. Se estiver sem tempo, prepare um prático suco verde. “Para adiantar, deixe as folhas higienizadas no dia anterior ou ainda deixe preparado um gelo verde. Para fazer o suco, escolha um vegetal verde escuro, uma fruta e gengibre. Adicione água, água de coco ou chá. Para aumentar o aporte protéico, acrescente 10g de colágeno”.

Modo de preparo do gelo verde: Bata no mixer ou no liquidificador folhas de couve e água. Distribua nas forminhas de gelo e congele.

Sem vontade de comer verduras no almoço: Já que o suco verde garante a ingestão de vegetais, você pode optar por consumir legumes assados ou ainda prepará-los na forma de suflês, o que é boa opção para quem não gosta muito do sabor das verduras. “E para que não haja diminuição de fibras na refeição, adicione gergelim ou semente de linhaça no arroz depois de pronto (e melhor escolher a versão integral) e aumente o consumo de feijão”.

Não tem muito tempo para o almoço: “Muita gente leva o próprio almoço de casa. Essa é uma forma de economizar dinheiro, tempo e ainda garantir uma refeição muito mais saudável. Para isso, deixe preparada uma sopa ou uma refeição no dia anterior para ser levada para o trabalho”. A nutricionista ainda dá uma dica importante: “não coloque os alimentos em recipientes de plástico por causa do risco de contaminação por bisfenol (intoxicante do organismo e cancerígeno) ou por alumínio (em excesso, pode ser depositado no cérebro e levar ao desenvolvimento de Alzheimer). Prefira recipientes de vidro”.

LEIA MAIS
5 motivos para investir na marmita saudável

Vai direto do trabalho para academia: Dependendo do tipo de treino e objetivo, levar frutas como banana, castanhas, chips de coco ou até mesmo avocado (um tipo de abacate pequeno) e fácil e pratico. Vale ainda apostar em alimentos naturais que são bons substitutos dos suplementos artificiais.

LEIA MAIS
Pré e pós-treino: 5 dicas de dieta para quem malha

Chegou em casa muito tarde: Após um dia cheio de compromissos, é comum chegar em casa sem ânimo, apenas com vontade de descansar. Para ajudar nisso, prepare um chá com propriedades relaxantes, como mulungu, melissa, erva cidreira ou maracujá – a bebida tem baixo índice glicêmico e melhora a qualidade do sono. Invista também em frutas oleaginosas (como o abacate, castanha e nozes), que contêm substâncias que modulam o cortisol, o hormônio do estresse.

Acordou com ressaca: “Se exagerou no consumo de bebidas alcoólicas no dia anterior, é importante hidratar-se bem e ingerir alimentos leves, pouco gordurosos e com pouca proteína, para facilitar a digestão. Para isso, um suco de limão com água de coco, hortelã e gengibre é uma excelente opção”.

A nutricionista Ana Cristina Ulhôa enfatiza que essas devem ser situações esporádicas. “Para que o planejamento alimentar dê certo, é necessário organização. Peça ao seu nutricionista que faça um plano de acordo com sua rotina  para que os alimentos possam ser levados para o trabalho. Comprá-los e prepará-los com antecedência é fundamental para que seu objetivo seja alcançado”.

Receitas Jasmine

Confira algumas opções de receitas práticas e nutritivas que podem fazer parte da sua rotina alimentar, mesmo nos dias mais corridos:

Overnight Oats com chia

Suco Refrescante de Chia

Salada no pote com soja e sementes Jasmine

Bolinho de quinoa, chuchu e espinafre

Sugestão Jasmine

Quer investir em alimentos que reforçam suas refeições nos dias mais corridos? Para isso, vale apostar na Maçã e Banana Crocantes como um lanche prático, na Linhaça Marrom para complementar o seu arroz, no Smoothies Chia e Frutas Tropicais antes da prática de atividades físicas e no Mix Sementes + Frutas, quando bater aquela fome em qualquer hora do dia. Conheça nossa linha completa de produtos saudáveis para ajudar a manter uma dieta variada e nutritiva, mesmo nos dias mais corridos.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!