lavar alimentos
lavar alimentos

Como higienizar frutas e verduras corretamente

por Redação
em 29 de fevereiro de 2016

Há formas corretas de como higienizar frutas e verduras corretamente para que o processo seja mais eficiente e você garanta a saúde sua e da sua família. A nutricionista Amanda Cruz explica que a contaminação dos alimentos naturais pode acontecer de várias formas, desde o cultivo até o transporte e armazenamento. Os industrializados, geralmente, correm riscos quando não são armazenados na temperatura correta ou têm as suas embalagens violadas. A boa notícia é que com um pouco de atenção na hora de higienizar e conservar o que comemos, é possível fugir de problemas de saúde.

Confira algumas dicas para fazer isso de um jeito simples e eficaz!

Frutas e hortaliças: vinagre ou água sanitária?

Amanda explica que o ideal é deixar as frutas e hortaliças 15 minutos de molho em uma solução de água com água sanitária. O vinagre, muito utilizado para esse procedimento, na verdade só remove insetos e terra, mas as bactérias continuam por ali. Já água sanitária reduz significativamente a sua presença. Mas, atenção: água sanitária que pode ser utilizada na comida traz essa informação na embalagem, OK? A nutricionista recomenda que para cada litro de água, uma colher de sopa do produto químico já resolve. Depois, enxague as verduras e frutas (uma a uma) em água corrente para retirar o restante da sujeira. Depois, é só saborear!

Atenção com alimentos industrializados

Alimentos industrializados passam por controle de qualidade nas fábricas, o que torna a contaminação menos provável. Mas é na hora de comprar e guardar que devemos ter cuidado. Amanda explica que, no mercado, as embalagens não podem estar violadas e a temperatura de armazenamento precisa ser compatível com a necessidade do produto.

LEIA MAIS
Conheça os benefícios da alimentação fracionada
LEIA MAIS
Saladas: alimentação saudável o ano todo

Em casa, alguns procedimentos bem simples mantêm a comida limpa. Para as que precisam de refrigeração após abertas, o ideal é transferir o conteúdo para um pote com tampa e então guardar na geladeira. Para os que voltam ao armário, basta fechar bem o pacote, ressalta a nutricionista.

Sugestões Jasmine

Durante a correria da semana, nem sempre dá tempo de lavar bem uma fruta ou verdura, não é? Mas, você não precisa abrir mão de comer bem! Além de saudáveis, nossos produtos passam por um rigoroso controle de qualidade. Experimente nossas Superfrutas, Frutas Crocantes, Mix de sementes e outras deliciosas opções!

Fontes: Nutricionista Amanda Cruz, CRN-8 9088


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!