chips de batata doce
chips de batata doce

Como fazer chips de batata-doce e outros legumes

por tatiana.barros
em 31 de outubro de 2017

Seja como acompanhamento no almoço, um aperitivo no happy hour ou um lanchinho entre as refeições, é difícil resistir a uma porção de chips bem crocantes. Mas é claro que não estamos falando daqueles industrializados, cheios de gordura trans e mil aditivos.
Você já experimentou chips saudáveis, feitos em casa, que não atrapalham a sua rotina alimentar e são bem saborosos? Isso não só é possível como é bem prático de preparar.

O grande atrativo desses snacks é que eles são feitos de diversos tipos de legumes ou verduras e são levados ao forno. Isto é: nada de fritura e, muito menos, conservantes. Vale até mesmo preparar um mix de diferentes sabores, como cenoura, beterraba, inhame, berinjela, abobrinha, batata-doce, rabanete, abóbora e até couve-manteiga. Essas são opções ricas em fibras, que vão garantir maior saciedade e, por isso, não comprometem a dieta.

LEIA MAIS
Como cozinhar legumes e outros alimentos para manter seus nutrientes
LEIA MAIS
Beterraba: a raiz que melhora o seu desempenho em treinos

Como fazer chips de batata-doce e outros vegetais

  • Independentemente do vegetal escolhido, o segredo para preparar chips bem crocantes é cortar o alimento em fatias bem finas. Para isso, vale usar um ralador, já que pode ser difícil acertar na espessura com uma faca.
  • Outra dica que faz toda a diferença na crocância é deixar o vegetal de molho em água gelada por cerca de meia hora. Em seguida, seque cada um com papel-toalha e tempere com as especiarias de sua preferência.
  • Se você optar por preparar os snacks no micro-ondas, é preciso cobrir o refratário com papel-manteiga e só depois colocar os chips. Programe para dois minutos e, depois, vire cada fatia e deixe por mais dois minutos ou até ficarem levemente douradas.
  • Se preferir fazer no forno mesmo, levará mais tempo. O principal é assar em fogo bem baixo (cerca de 100°C), para que os vegetais não queimem.

Para não ter dúvidas sobre como garantir chips crocantes e saborosos, siga esta receita.

Ingredientes

• 2 unidades médias do legume que preferir.
• Azeite a gosto
• Gengibre ralado, alecrim ou a especiaria que preferir  a gosto
Sal marinho Jasmine a gosto
• Pimenta-do-reino, se desejar

Modo de Preparo

Corte os legumes em fatias finas (de cerca de 1 mm) e deixe de molho por 30 minutos. Seque-as bem. Aqueça o forno a 180 °C durante 15 minutos. Misture o azeite com o sal e passe uma fina camada em todos os chips. Coloque os legumes em uma assadeira untada e coberta com papel-manteiga. Acrescente os temperos que desejar e deixe assar.

O tempo dependerá da potência do seu forno. Você saberá que está na hora de virar os chips quando eles estiverem com as bordas levemente marrons e não dobrarem mais. Depois que os dois lados estiverem crocantes, deixe esfriar por 10 minutos. Se for comer mais tarde, deixe esfriar e guarde em uma vasilha hermeticamente fechada.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!