Fale Conosco

Como acabar com o mau hálito: 7 alimentos para se consumir

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 25 de dezembro de 2017

Nada melhor do que conversar com alguém que exala um hálito agradável, ao invés do contrário, concorda? A saúde bucal não é apenas essencial para evitar doenças, como também para o convívio social. E são diversas as causas do mau hálito, como jejum prolongado, a má digestão ou ainda o consumo de determinados alimentos — especialmente os industrializados. Por isso, cuidar da alimentação é algo determinante para garantir a saúde da sua boca e também uma forma de acabar com o mau hálito.

Como acabar com o mau hálito

Há alguns alimentos que são considerados “detergentes”, por facilitarem o processo de digestão e colaborarem para a limpeza bucal. O resultado disso é a eliminação de bactérias que causam o mau odor. Confira alguns desses itens naturais que merecem fazer parte da sua dieta:

LEIA MAIS
Fibras alimentares: ajudam no emagrecimento e na digestão
LEIA MAIS
9 dicas da Ayurveda para uma boa digestão

Água

Item número 1 em qualquer lista que se preze, a água é determinante também para a saúde da boca, uma vez que remove os resíduos alimentares e evita a formação de placa bacteriana na língua. Além disso, o líquido estimula as glândulas salivares, o que evita a halitose. Por tudo isso, beba água durante todo o dia.

Limão

O limão regula o funcionamento do intestino e possui ação adstringente e bactericida, o que faz com que sejam eliminadas as bactérias presentes na boca e no sistema digestivo, que impedem a formação das placas.

Iogurte natural sem açúcar

Esse é um alimento que reduz o nível de ácido sulfídrico, um dos responsáveis pelo mau hálito. Além disso, contém bactérias probióticas, que são aquelas que protegem o organismo.

Canela, gengibre e hortelã

Quando pensamos em um hálito fresco, a hortelã certamente vem à mente. E não é a toa. A planta, assim como a canela, o alecrim e o gengibre, facilita a digestão, estimula o sistema digestivo e tem ação antioxidante, adstringente e termogênica.

Cereais integrais

Nessa categoria entram o arroz, pães, macarrão, entre outros alimentos ricos em fibras e em carboidratos complexos. A grande vantagem desses itens é que eles estimulam o trânsito intestinal e mantêm os níveis de glicemia estáveis, o que evita o mau hálito provocado pela hipoglicemia.

Maçã e cenoura

Esses são alimentos que estimulam a salivação, limpam os dentes e impedem a formação da placa bacteriana na língua. Entram nessa categoria também o pepino e o aipo. Mas fica a dica: eles devem ser consumidos crus.

Frutas cítricas

Além do limão, frutas como laranja, tangerina, abacaxi, kiwi, morango e maracujá, entre outros, possuem ação adstringente e bactericida, estimulam a salivação e o funcionamento do sistema digestivo. Mas atenção: nada de consumir sucos dessas frutas com açúcar, que prejudicam a saúde dos dentes e podem causar cárie.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!