alimentos para evitar espinhas
alimentos para evitar espinhas

13 alimentos para evitar espinhas e garantir uma pele mais lisa

por Redação
em 25 de fevereiro de 2018

Você acorda, se olha no espelho e lá está ela. Quem nunca precisou encarar as indesejáveis e incômodas espinhas pelo menos em uma fase da vida? Problema comum nos adolescentes, a acne também aparece na idade adulta e traz como consequências não apenas inflamações, como também o fato de afetar a autoestima.

LEIA MAIS
Como ter uma pele perfeita com a ajuda dos alimentos
LEIA MAIS
Cuidados com a pele: alimentos que rejuvenescem

Para preveni-las e combatê-las, alguns cuidados diários são essenciais, como fazer a limpeza da pele do rosto com produtos específicos, não dormir com maquiagem e usar filtro solar oil free. Nada disso é novidade, não é mesmo? Mas nessa lista também não pode ficar de fora sua alimentação. Você sabia que o que você ingere pode afetar diretamente a saúde e aparência da sua pele?

Alimentos para evitar espinhas

Se você sofre com isso, saiba quais são os itens que merecem entrar e quais devem ficar de fora da sua rotina alimentar:

Peixes: O ácido graxo ômega-3 ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir a inflamação da pele, que é o que provoca as espinhas. Por isso, não deixe de consumir, especialmente, o salmão, atum e a sardinha, que são fontes ricas dessa gordura boa.

Castanhas e sementes: Vale a pena também incluir a castanha-do-pará, amêndoas, nozes, linhaça e quinoa, por serem alimentos que concentram grandes quantidades de zinco, mineral que reduz a oleosidade e ajuda na cicatrização. Isso é ótimo para evitar aquelas manchas que ficam na pele por causa das espinhas.

Alho: Esse tempero natural contém uma substância chamada alicina. Ela age como um poderoso bactericida e anti-inflamatório e, por essa razão, é um aliado na redução da acne.

Uva: Essa frutinha é uma das mais potentes e benéficas para o nosso organismo e isso inclui a pele. Suas substâncias antioxidantes combatem as inflamações, eczemas e psoríase.

Alcachofra: Além de conter antioxidantes, esse vegetal é rico em vitamina C, que tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também contém fibras, que promovem a eliminação de toxinas do nosso organismo, ao regular o funcionamento do intestino.

Arroz Integral: O grande trunfo do arroz integral é o fato dele ser fonte de vitamina B, nutriente que regula os hormônios e assim previne o surgimento de cravos e espinhas.

Cenoura: Não é novidade que essa raiz é uma aliada da pele, principalmente para prolongar o bronzeado do verão. Mas não é só isso. O betacaroteno ainda reduz a oleosidade e tem ação anti-inflamatória.

Abacate: Fonte de gorduras boas, o abacate também é rico em vitamina C, e essas duas substâncias reduzem a inflamação na pele.

Melancia: Um dos trunfos da melancia é o fato dela ser rica em água, que hidrata a pele e a deixa com aparência mais bonita e saudável. Também concentra outras substâncias para essa manutenção, como vitaminas C, B6 e A.

Vegetais verdes: As fibras presentes nos vegetais como espinafre, alface e repolho são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso sistema digestivo, o que favorece também a saúde da pele. Além disso, são fontes ricas de vitamina A, outro nutriente essencial para esse cuidado.

Laranja: Por ser rica em vitamina C, a laranja é outra aliada da pele. Tem ação adstringente, promove a produção de colágeno e rejuvenesce a pele. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes e fibras.

Figo: Esse é um alimento que ajuda a reduzir as inflamações da pele, por ser fonte de nutrientes que agem diretamente nela, como vitaminas B e C, Fósforo, Potássio, Cálcio, e Ômega 3.

Chá verde: De acordo com a Havard Health Publications, essa é uma das infusões que mais concentram antioxidantes. O chá verde também é rico ácido tânico, que reduz o inchaço e a inflamação dos tecidos da pele. Por fim, ele tem ação desintoxicante e ajuda a diminuir a oleosidade.

Além de incluir esses alimentos na sua rotina, é fundamental beber, pelo menos, dois litros de água diariamente, para manter a pele hidratada, eliminar toxinas e ajudar na cicatrização.

E mais: Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, que colaboram para a inflamação da pele. Por isso, nada de exagerar em doces, frituras, refrigerantes, congelados, salgados e farinha.

Sugestão Jasmine

Quer apostar em alimentos que promovem a saúde da sua pele? A Jasmine conta com um Mix de Nuts e Sementes, ricos em fibras, minerais e vitaminas, além do Suco de Laranja orgânico, fonte de vitamina C. Conheça nossa linha completa de produtos e aposte em uma vida mais saudável!

 

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!