turbinar o cérebro
turbinar o cérebro

14 alimentos para turbinar o cérebro e melhorar aprendizagem e concentração

por aretha.yarak
em 5 de setembro de 2017

Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para nossa saúde mental e física. Quando comemos bem, estamos fortalecendo nosso corpo e colaborando com a prevenção de uma série de doenças e condições, a exemplo do diabetes, da hipertensão e das doenças cardiovasculares. Assim como qualquer outro órgão, o cérebro também precisa de nutrientes específicos para funcionar no seu potencial máximo. E saber como turbinar o cérebro e aumentar sua capacidade de aprendizagem e concentração não é nenhum mistério.

Vitaminas para turbinar o cérebro

Em linhas gerais, para garantir que esse órgão funcione a todo vapor, será preciso garantir o abastecimento de alguns nutrientes constantemente. Entre eles estão ácido graxo ômega 3, ácido fólico (ou vitamina B9), vitamina C e vitamina E (ambas com forte ação antioxidante) e os fosfolipídios. Sementes, grãos e folhas verdes são ricos ainda em outro grupo importantíssimo: os sais minerais (zinco, selênio, ferro e fósforo), fundamentais para que o sistema nervoso se comunique adequadamente.

Como turbinar o cérebro naturalmente

Separamos uma lista com alimentos que não podem faltar na sua dieta para garantir a eficácia do cérebro. Além de terem papel protetor, retardando seu envelhecimento, eles ainda ajudam você a tirar o melhor da sua memória, cognição e capacidade de se manter focado.

LEIA MAIS
Alimentos que ajudam a memória e a concentração
LEIA MAIS
Exercícios físicos que ajudam a melhorar a memória

Blueberries

Também conhecida como mirtilo, essa fruta é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, relacionados com o retardo do envelhecimento. Alguns estudos relacionam a fruta ainda a um aumento das funções cerebrais.

Brócolis

Esse legume é uma excelente fonte de vitamina K, conhecida por fortalecer nossa capacidade cognitiva, melhorando nossa habilidade de raciocínio e aprendizagem. Tem papel importante na manutenção da função cerebral e em manter a memória afiada.

Cacau

Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonoides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.

Café

Possui duas substâncias importantes: cafeína e antioxidantes. Essas substâncias deixam o cérebro em estado de alerta, o que melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem. Para melhorar sua capacidade de foco, basta consumir uma xícara grande de café pela manhã.

Cúrcuma

O principal ingrediente ativo deste tempero é a curcumina, uma substância que turbina a memória e estimula a neurogênese (processo de formação de novas células cerebrais). A substância consegue ainda reduzir inflamações do cérebro, uma da causas primárias do Alzheimer.

Espinafre

O vegetal é uma importante fonte de nitratos, compostos que aumentam a circulação sanguínea no cérebro, melhorando sua performance.

Folhas verdes

Esses vegetais são ricos em vitamina K e antioxidantes, mas é uma substância chamada luteína que parece ter um importante papel na preservação da capacidade cognitiva. Segundo alguns estudos, ela é capaz de proteger os neurônios, retardando seu comprometimento natural – o que resulta em funções cerebrais melhores.

Linhaça

A linhaça é fonte de ômega-3, um ácido graxo importantíssimo para o bom funcionamento cerebral. Além de melhorar o humor, ele catalisa nossa capacidade de aprendizagem.

Soja

Além de ter ômega 3, a soja é rica em lecitina, um fosfolipídio que participa da recuperação das estruturas do sistema nervoso e da memória.

Maca

Essa raiz é mais comumente encontrada na forma de pó. Ela é conhecida por ajudar no controle da ansiedade, variações de humor e até mesmo na depressão. Há alguns relatos de que é capaz de aumentar a energia cerebral e o foco.

Nozes

Contém nutrientes essenciais para o funcionamento pleno do cérebro, como a vitamina E, que previne o declínio da nossa capacidade cognitiva. Também é rica em ômega3 e em antioxidantes. Seu consumo moderado e rotineiro favorece uma melhora da memória e protege o cérebro contra a ação de radicais livres.

Semente de abóbora

Riquíssima em zinco, um mineral valioso para melhorar a capacidade de memória e nossa capacidade cognitiva. Também possui níveis consideráveis de magnésio, que tem papel essencial no processo de aprendizado.

Granola

É uma ótima escolha para a primeira refeição do dia de quem terá uma manhã que exige foco e alta capacidade de aprendizagem. Isso porque o cereal é rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, que fornecem energia para o cérebro funcionar bem, e em selênio, um importante mineral que atua na capacidade de raciocínio.

Abacate

A fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, que fazem bem ao sistema cardiovascular e combatem problemas como colesterol alto. Assim como todo o corpo, o cérebro também depende de uma boa circulação sanguínea para funcionar bem.

Sugestão Jasmine

Que tal buscar uma alimentação que favoreça o pleno funcionamento da sua capacidade cerebral? Dentre os itens e nutrientes citados acima, você encontra no portfólio de produtos da Jasmine o Mix de Sementes Tradicional, o Mix Fruits, com blueberries desidratadas, Linhaça Dourada em Grãos e Extrato de Soja. Há ainda diversas opções saborosas como Granola Orgânica Chocolate e CocoBebida Vegetal Orgânica em pó Chocolate e o Cookies Integral Chocolate com Gotas.

 

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!