ceia de natal
ceia de natal

Dicas para uma ceia de Natal simples, saudável e nutritiva

por Redação
em 6 de dezembro de 2016

A ceia de Natal é um dos momentos mais esperados do ano. Uma oportunidade para reunir toda a família e saborear o gostinho dessa data tão especial, além de celebrar as lembranças boas do ano. E para fazer uma ceia nutritiva, a nutricionista Adriana Passos dá dicas de alimentos saudáveis que podem enriquecer os seus pratos e, consequentemente, a sua saúde.

Alimentos saudáveis para ceia de Natal

Segundo Adriana, grãos como lentilhas, grão de bico, soja e ervilhas são sempre bem-vindos por serem ricos em proteínas e minerais. São versáteis, pois podem fazer parte desde um prato quente a um prato frio. As frutas são uma ótima opção para enriquecer as entradas e saladas, além da sobremesa.

LEIA MAIS
Receita de bolo Natalino zero açúcar
LEIA MAIS
Receita de Farofa Natalina com Trail Marroquino

“Nos grãos, nós temos minerais importantes como ferro e zinco, além de fibras que são fundamentais para o funcionamento regular do intestino. As frutas também são ricas em minerais e fibras, assim como a vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, e a vitamina A, que mantém a saúde dos olhos, por exemplo”, explica a nutricionista.

Esses grãos são ótimas opções de alimentos para compor uma salada deliciosa e mais nutritiva, proporcionando um sabor diferenciado para a ceia de Natal. Você pode optar, por exemplo, por uma salada de lentilha, salada de grão de bico, um creme de ervilha ou ainda proteína de soja texturizada com legumes.

Como planejar o cardápio saudável para fim de ano?

É importante se planejar corretamente para poder seguir um cardápio saudável mesmo no fim de ano. Eis algumas sugestões para conseguir um bom planejamento:

1) Planeje um cardápio mais leve e nutritivo

Opte por preparações com ingredientes orgânicos, naturais e integrais. O que importa é a qualidade dos alimentos e seus benefícios para a saúde, e não a quantidade servida. Fique de olho para não exagerar nas gorduras e açúcares!

2) Opte pelas saladas

Para a entrada, nada melhor do que servir uma salada bem caprichada, com muitas folhas, legumes, sementes, grãos e frutas. Elas aumentam a sensação de saciedade e desaceleram o ritmo da alimentação, prevenindo a ingestão demasiada.

3) Faça porções menores

Os pratos principais, sempre fartos, devem ser saboreados com parcimônia. Porções menores são ideais para manter a linha durante as festas e sempre!

4) Frutas na sobremesa

Abuse das frutas, como orienta a nutricionista Glaucia Figueiredo Justo. “Principalmente, as da estação: abacaxi, ameixa, manga, melancia, nectarina e pêssego”, ressalta.

Mas, se ainda assim, o dia seguinte for um pouco pesado, há maneiras de compensar. A nutricionista Bruna F. Quaglio preparou uma lista com 10 dicas do que fazer no dia seguinte à Ceia de Natal. Veja só:

1. Beba bastante água.
2. Faça exercícios no dia seguinte.
3. Beba sucos e chás feitos com ervas.
4. Faça refeições leves e com bastante legumes e verduras.
5. Não tome bebidas alcoólicas.
6. Evite alimentos gordurosos e doces.
7. Evite sal de adição, açúcar refinado e adoçantes artificiais.
8. Coma de 3 em 3 horas: não adianta ficar em jejum para tentar supercompensar.
9. Coma frutas na hora dos lanches.
10. Aproveite o dia, tome sol com protetor e divirta-se na piscina ou no parque!

Sugestão Jasmine

Para preparar pratos como estes indicados acima, entre os produtos Jasmine você vai encontrar a Proteína Texturizada de Soja e outros ingredientes como Aveia, Granola, Sementes ou Mix de Sementes. O Arroz Integral também é uma boa escolha para acompanhar os principais pratos da noite. Conheça todos os nossos produtos!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!