Fale Conosco
cardapio saudavel
cardapio saudavel

Cardápio saudável: como combinar os alimentos?

por jasmine
em 17/11/2015

Assim como o tradicional e brasileiríssimo arroz com feijão, a combinação de alguns alimentos pode ir muito além de uma saborosa mistura. Afinal, existem ingredientes que, quando combinados em uma mesma refeição, podem auxiliar e facilitar a absorção de nutrientes e vitaminas, turbinando o cardápio e tornando a alimentação mais saudável e saborosa.

 

Inclusive, algumas associações práticas podem ser feitas no dia a dia, oferecendo muitos benefícios à saúde. Mas, para uma maior efetividade nessas combinações, recomendamos um acompanhamento especializado e orientação nutricional individual.

Combinações que contribuem para uma alimentação mais saudável

Carboidratos + proteínas: segundo a nutróloga Cristiane Braga Kanashiro, os carboidratos, quando associados às proteínas, tornam o prato ainda mais saudável, pois evitam os picos de insulina em pessoas que possuem algum tipo de resistência a ela. “O arroz é rico em carboidratos, que fornecem energia, e o feijão é uma leguminosa com proteína vegetal. O prato ideal combina esses dois com uma proteína animal (carnes magras, aves ou peixes), legumes e folhas”, comenta a nutróloga.

Ferro + Vitamina C: alimentos ricos em ferro, como o feijão, são melhor aproveitados pelo organismo, quando consumidos com alimentos ricos em vitamina C, pois essa vitamina ajuda o organismo a absorver melhor o ferro dos vegetais. Uma ótima dica é investir no consumo de suco natural de laranja, ou mesmo a fruta in natura, após uma refeição que inclui uma leguminosa rica em ferro, como o feijão.

Magnésio + Vitamina D + Cálcio: o magnésio, quando associado à vitamina D, facilita a absorção do cálcio presente nos vegetais. A vitamina D, por exemplo, ajuda o organismo a absorver o cálcio, já o magnésio é responsável por fixar o cálcio nos ossos. Portanto, na hora de montar o cardápio, invista no consumo de alimentos como ovos (vitamina D), arroz integral (magnésio) e brócolis (cálcio).

De acordo com a nutróloga Cristiane, também existem alimentos que dificultam a absorção de alguns nutrientes, por isso, devem ser evitados ou consumidos separadamente. “A associação de carne e queijo, por exemplo, dificulta a absorção do ferro presente na carne e do cálcio presente no queijo”, sinaliza. “Além disso, a ingestão de leite ou café após as refeições também dificulta a absorção de cálcio e ferro dos alimentos”, completa a nutróloga.

Trocas para começar um cardápio saudável

Uma  um hábito alimentar por outro não é uma tarefa simples. Mas para começar uma vida com mais saúde, energia e uma alimentação saudável, o primeiro passo é, sem dúvidas, querer de verdade mudanças na sua qualidade de vida.

LEIA MAIS
Lanches integrais: Por que investir em pequenas refeições durante o dia?
LEIA MAIS
Entenda as diferenças entre chia e linhaça

Segundo a nutricionista Aline Maldonado Franzini, é importante começar um hábito alimentar saudável consumindo alimentos no tempo certo, a cada três horas, realizando a prática no café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nesses períodos, o que você come influencia diretamente na mudança do seu hábito alimentar. Essas dicas podem ajudara manter um cardápio saudável com boas trocas:

1. Tomar bastante água: o ideal é ingerir dois litros de água durante o dia para manter o corpo bem hidratado. Isso também ajuda a melhorar a pele, sabia?

2. Preferir alimentos naturais faz a diferença na alimentação: enriquece a refeição com nutrientes e vitaminas que influenciam no bom funcionamento e desintoxicação do nosso organismo.

3. Fazer pratos bem coloridos é mais divertido e saudável: a salada é uma boa opção de prato de entrada, pois possui uma quantidade de fibras que ajudam a aumentar nossa saciedade e enriquecem a refeição com vários tipos de nutrientes.

4. Praticar atividades físicas regularmente proporciona mais resultados: auxilia na manutenção da saúde, no controle do peso, prevenção de doenças cardiovasculares, prevenção de diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer.

5. Montar um diário alimentar é garantir uma rotina mais saudável: é uma ótima opção para começar e se atentar ao que você está comendo. Nele você anota os horários, alimentos e quantidades que ingeriu durante todo o dia, além de poder se policiar mais nos excessos, diminuindo alimentos não saudáveis e fazendo as substituições adequadas.

Como montar um prato equilibrado

Para elaborar um prato saudável, o ideal é que ele seja colorido, pobre em gorduras e composto por:

• 50% Hortaliças: verduras e legumes, preferindo os crus ou refogados. Quantidade média por refeição: duas a três colheres de sopa de legumes (30g).
Sugestões: tomate (rico em licopeno), couve (rica em ferro), brócolis (rico em cálcio), cenoura (rica em vitamina A), agrião (rico em vitaminas do complexo B).

• 12% Carboidratos: arroz, massas, pães, batatas, milho, mandioca.
Quantidade média por refeição: três colheres de sopa (45g).
Sugestões: alimentos integrais que são ricos em fibras e vitaminas do complexo B, como: arroz integral, macarrão integral, quinoa, aveia e batata doce.

• 12% Leguminosas: grupo dos feijões, lentilhas, ervilhas, soja, grão de bico. Quantidade média por refeição: três colheres de sopa (45g).
Sugestões: feijão (rico em cálcio), soja (rica em potássio e isoflavona, substância que atua semelhante ao estrogênio – hormônio feminino), lentilhas (ricas em vitaminas e minerais).

Para refeições intermediárias como lanches, opte por alimentos mais leves, como: frutas, iogurtes, granola, aveia, linhaça, chia, alimentos integrais.

Sugestão Jasmine

Para montar um cardápio saudável a qualquer hora do dia ou da noite, você pode contar com os nossos produtos. São mais de 100 opções de produtos integrais, saudáveis e saborosos para o seu dia a dia e que também podem ser combinados para uma alimentação mais saudável e nutritiva. Conheça a nossa linha completa de produtos!

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade