Fale Conosco

Sua saúde sem açúcar: entenda os benefícios para o organismo com a redução desse alimento

por jasmine
em 23 de abril de 2020

Por mais que você queria, é impossível cortar completamente o açúcar da alimentação. Isso porque, ainda que em pequenas quantidades e em uma apresentação mais saudável, esse ingrediente está presente na natureza, em frutas e legumes. 

Entretanto, quando se trata de qualquer outro tipo de alimento, o açúcar é um ingrediente que pode estar fazendo “hora extra” no seu prato. Hoje, consumimos muito mais açúcar do que no passado e essa pode ser a causa de muitos problemas de saúde. Para se ter uma ideia, na década de 30 estimava-se que cada habitante consumisse cerca de 15 kg/ano de açúcar. Hoje, a média está próxima dos 50 kg/ano.

Por que vale a pena reduzir o consumo de açúcar?

Antes de tudo, é importante destacar que sabemos que esse é um processo complexo. Desde crianças somos acostumados a receber doces, bolos e alimentos doces como “prêmio” após uma refeição. Portanto, é natural que tenhamos crescido condicionados a sentir necessidade de consumir açúcar em algum momento.

Porém, o açúcar é um carboidrato do tipo simples, sendo rapidamente incorporado pelo organismo. O excesso dessa substância pode levar à hiperatividade, ao déficit de atenção e à sobrecarga do pâncreas, órgão produtor de insulina, o hormônio que leva o açúcar para as células.

Em termos numéricos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o consumo de açúcar não deve ser superior a 20 gramas/dia em uma dieta de até 2 mil kcal. Entretanto, quanto menor for o consumo, maiores podem ser os benefícios. Na pior das hipóteses, o mais recomendado é não ultrapassar essa marca sempre que possível.

As principais vantagens da redução do consumo de açúcar

A lista de benefícios de uma dieta sem açúcar é imensa, mas vamos nos ater a apenas algumas delas para mostrar que sim, é possível ter uma vida saudável consumindo muito pouco ou quase nenhum açúcar todos os dias. Em geral, adote a seguinte regra: quanto mais branco, mais processado é o açúcar e mais malefícios ele traz.

  • Reduzir o açúcar faz emagrecer: o simples fato de consumir menos açúcar já representa que você ingerirá menos calorias. O consumo desse alimento faz com que o corpo tenha picos e quedas repentinas de glicemia – e sempre que ocorre uma “baixa” você sentirá fome.
  • Reduzir o açúcar dá mais disposição: quando os níveis de glicose aumentam, o pâncreas produz mais insulina do que o normal. Porém, o excesso de açúcar circulando no organismo acaba se transformando em gordura, interferindo no equilíbrio do sistema nervoso.
  • Reduzir o açúcar deixa a pele mais jovem: aqueles que consomem muito açúcar podem ficar com a pele mais opaca e enrugada. Isso ocorre porque a glicose em excesso danifica a elasticidade da pele, deixando-a com um aspecto envelhecido de maneira precoce.
  • Reduzir o açúcar inibe o aparecimento de acnes: todos os alimentos que elevam os níveis de açúcar no sangue também podem causar alterações hormonais. Essas flutuações nos níveis de hormônio impactam diretamente na pele, podendo resultar no aparecimento de cravos e espinhas.
  • Reduzir o açúcar diminui os riscos de diabetes: o consumo de açúcar em excesso torna o organismo resistente à insulina. Sem a ação dela, as células passam a receber açúcar descontroladamente, o que pode causar diabetes.

Um universo de sabores sem açúcar

Se engana quem pensa que a vida sem açúcar é menos doce. Se esse ingrediente faz parte da sua dieta, é natural que ao tentar viver sem ele o organismo sinta falta, especialmente durante os primeiros 30 dias. Você poderá sentir uma vontade incontrolável de comer algo doce – e muitos não resistem.

A melhor estratégia é reduzir aos poucos a quantidade desse ingrediente até eliminá-lo por completo da dieta. É preciso dar um tempo para que o paladar se adapte aos sabores naturais dos alimentos. O adoçante Stevine é uma alternativa para esse processo de transição.

A Jasmine Alimentos tem uma linha completa de produtos apetitosos e com zero açúcar. São granolas, rosquinhas, mini cookies e biscoitos de diversos sabores que cabem muito bem no lanche da tarde ou no café da manhã. 

Não deixe de experimentar também algumas das nossas receitas especiais sem açúcar, como a  Barrinha de Granola Zero Açúcar.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!