farinha jasmine
farinha jasmine

Farinha Integral Jasmine: Mais fibras e vitaminas

por Julliane Silveira
em 8 de novembro de 2017

No dicionário, integral significa inteiro, total. Quando um alimento é definido como integral, portanto, significa que sofreu menos processamento e mantém a maior parte de sua versão original. Em resumo, é um produto que tem vitaminas e nutrientes naturais preservados, como é o caso da farinha integral jasmine.

A farinha de trigo é considerada integral quando conserva seu aspecto mais puro. A farinha integral é a transformação do grão íntegro em farinha pelo processo de trituração. Esse processo deixa a farinha mais grossa e escura do que a refinada e apresenta menor prazo de validade, mas contém muito mais fibras e outros micronutrientes.

Além de conter diferentes vitaminas, minerais e fibras, a farinha integral também tem menor índice glicêmico, que é medido pela velocidade com que os carboidratos presentes no alimento aumentam os níveis de açúcar no sangue. Na prática, isso quer dizer que alimentos com índice glicêmico mais baixo retardam a sensação de fome e provocam menos picos de insulina no sangue, que podem desencadear problemas de saúde no longo prazo, como diabetes e obesidade.

LEIA MAIS
Farinha integral: tipos, benefícios e vantagens em relação à farinha de trigo refinada
LEIA MAIS
As diferenças entre germe de trigo e fibra de trigo

Tradição: Moinho de Pedra 

Todos os produtos Jasmine são integrais. Os alimentos que levam farinha são feitos com a Gran Fibra, como é chamada a farinha integral produzida pela Jasmine. A empresa recebe os grãos de trigo íntegros, que são moídos da forma mais tradicional possível, em um moinho de pedra.

A Jasmine, desde a sua fundação, sempre prezou pelo cuidado na seleção de seus ingredientes. O processo de moagem de grãos para obtenção de uma farinha integral utilizada como matéria-prima principal na Jasmine é feito em um moinho de pedra, onde uma das vantagens perceptíveis em relação a outras formas de moagem está na preservação do sabor integral do grão escolhido.

farinha de trigo jasmine

No moinho de pedra, o grão é moído entre duas mós, em uma única passagem. Com isso, preserva o equilíbrio natural de amido, proteína, vitaminas e fibras. Também ocorre a incorporação do óleo do germe de trigo e as vitaminas B e E são mantidas. Nada é retirado ou adicionado no processo.

Algumas marcas utilizam moinho de rolos para produzir farinha. Esse equipamento foi concebido para extrair a maior quantidade possível de farinha branca de cada grão. Os rolos de alta velocidade raspam e peneiram as camadas do grão, para retirar o germe e o farelo do trigo e o resultado é uma farinha branca pobre em nutrientes.

“Essa é a grande diferença entre uma farinha verdadeiramente integral e uma farinha apenas rica em fibras, em que o farelo é adicionado à farinha branca depois da produção”, explica Rodrigo de Pádua, gerente de produção e responsável pela planta de Campina Grande do Sul (PR) da Jasmine.

Vitaminas preservadas

A Gran Fibra é utilizada nas receitas de cookies, biscoitos e rosquinhas. Também é vendida como ingrediente para o preparo de receitas saudáveis em casa. Como é obtida pela moagem dos grãos inteiros do trigo, a nossa farinha mantém a estrutura do farelo e do gérmen, que são as principais fontes nutritivas do grão.

De acordo com a Associação Dietética Americana, os benefícios das fibras alimentares em uma dieta adequada são: diminuição do colesterol, prevenção da constipação, aumento da saciedade, redução do risco de doenças do coração, redução do risco de diabetes tipo 2, prevenção e tratamento de diverticuloses e auxílio no tratamento do diabetes tipo 1.

Um estudo norte-americano divulgado neste ano aponta que substituir produtos refinados por suas versões integrais diminui a absorção calórica dos alimentos e aumenta o metabolismo. Segundo a pesquisa, os grãos integrais atuam também na microbiota intestinal e na regulação do peso saudável.

O ideal é ingerir entre 25 a 35g de fibras diariamente por meio do consumo de frutas, verduras e legumes. Dê preferência à ingestão de produtos integrais, como macarrão integral, biscoitos integrais e arroz integral.

Mix de farinhas

A farinha branca ainda é preferida em vários preparos porque ajuda a formar uma massa mais macia e mais agradável ao paladar. Nutricionalmente, a farinha branca fornece energia de forma mais rápida e pode ser consumida com moderação, dependendo das condições de saúde da pessoa.

farinha de trigo jasmine

Para aumentar o aporte de fibras e nutrientes, a farinha integral pode ser adicionada em diversos preparos, de acordo com o paladar de quem irá consumir. Por exemplo, em uma receita que necessite de mais maciez, como bolos, biscoitos, tortas e pães, pode-se utilizar partes iguais de farinhas integral e refinada. Já nas receitas de massas integrais, utiliza-se a farinha integral em maior quantidade.

Sugestão Jasmine

Nós sabemos que comer bem é viver bem, por isso, oferecemos produtos integrais, naturais e deliciosos. Experimente os nossos cookies integrais, também nas versões sem glúten e sem açúcar, que são uma ótima opção para um lanche saudável.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!