alimentos ricos em triptofano
alimentos ricos em triptofano

Dieta da felicidade: Alimentos ricos em triptofano

por tatiana.barros
em 17 de outubro de 2017

A escolha dos alimentos certos que irão compor sua dieta pode interferir não apenas na sua saúde como também no seu bem-estar. Você já reparou, por exemplo, a sensação de felicidade que o chocolate promove? O sabor é delicioso, mas o bem-estar está longe de ser algo simplesmente psicológico. A alegria surge graças a uma substância chamada triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a sintetizar a serotonina e melhora o humor.

Alimentos ricos em triptofano

Não é apenas o chocolate que possui triptofano em sua composição. Confira outros alimentos que podem compor a dieta da felicidade.

LEIA MAIS
Bom humor: Saiba como aumentar a serotonina naturalmente
LEIA MAIS
Gastrofísica: Entenda a relação entre a mente e a comida

Aveia: Uma das funções do triptofano é conferir uma boa noite de sono. Por isso, leite com aveia é a combinação perfeita para um lanchinho antes de dormir. O alimento ainda é rico em  betaglucana, uma fibra importante para o equilíbrio intestinal. Vale ainda consumir o alimento pela manhã, com frutas, em vitaminas e sucos.

Banana: É uma das frutas com maior quantidade de triptofano que existem. Mas não é só isso. A banana também é fonte de carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, e de vitamina B6, essencial para a condução dos impulsos nervosos.

Amêndoas: Sabe aquele desânimo que dá no meio da tarde? Para combater isso, vale consumir uma porção de amêndoas, que são fontes saudáveis de triptofano, assim como sementes de girassol, castanha-de-caju e nozes.

Cacau: Quando falamos que o chocolate é rico em triptofano, não se trata de qualquer tipo do doce. O aminoácido está presente nas sementes de cacau e, por essa razão, é importante consumir chocolates amargos, com ao menos 70% de cacau em sua composição.

Abacate: É outra fruta que ajuda a promover uma sensação de bem-estar. Isso porque contém Vitamina B3, que colabora com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e, por isso, resulta em um efeito relaxante. Essa vitamina atua ainda com o ácido fólico, que age como coenzima de neurotransmissores do bom humor.

Smoothies para compor a dieta da felicidade

A sensação de prazer e felicidade que um alimento proporciona deve começar pelo sabor. Pensando nisso, preparamos três receitas de smoothies perfeitos para os dias mais quentes, que irão adoçar o paladar e conferir uma alegria instantânea. É só bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e consumir em seguida.

Smoothie Vitamin Sea

alimentos ricos em triptofano

Ingredientes:

 

Smoothie Smile like a banana

alimentos ricos em triptofano

Ingredientes

 

Smoothie Sweet Avocado

alimentos ricos em triptofano

Ingredientes

Receitas Jasmine

Confira outras receitas com ingredientes que melhoram o humor.

Mousse de chocolate vegana

Farofa de aveia

Panqueca de banana

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!