Fale Conosco
ômega 3
ômega 3

Ômegas: seus benefícios e alimentos fontes desses ácidos graxos

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 23/11/2017

Existe um preconceito injustificado contra as gorduras: para muitos, elas fazem mal e devem ser evitadas a todo custo. Mas não é bem assim: existem aquelas que são benéficas e fundamentais para várias estruturas e funções do organismo. Algumas gorduras, por exemplo, contêm ácidos graxos essenciais, que atuam no sistema nervoso, na pele e nos ossos, entre outros. Conheça alimentos ricos em ômega 3, ômega 6 e ômega 9 e saiba como consumir ácidos graxos naturalmente.

Alimentos ricos em ômega 3 e outros ácidos graxos

LEIA MAIS
Lipídios: saiba por que as gorduras são essenciais para o nosso corpo
LEIA MAIS
Fique de olho na gordura trans!

Ômega 3

Tipo de ácido graxo encontrado mais facilmente, é importante para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos. Deve-se consumir alimentos ricos em ômega 3:

Linhaça: Essa é uma semente versátil, que pode ser consumida desde o café da manhã até o jantar, compondo diversas receitas. Seus componentes ainda ajudam a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual, atuam na prevenção do câncer de mama e é boa opção para mulheres na menopausa.

Chia: É um superalimento que pode ser usado em grão, para acompanhar frutas e vitaminas, como óleo e farinha. Também é rico em proteínas e possui baixo índice glicêmico.

Outros alimentos ricos em Ômega 3 são o leite de soja, vegetais de folhas verdes (como a couve) e a romã.

Ômega 6

O ômega 6 é que mantém as funções cerebrais saudáveis, além de garantir a saúde da pele, dos cabelos, dos ossos. Também regula o metabolismo e o sistema reprodutivo. Conheça as fontes desse ácido graxo:

Sementes de abóbora: Esse é um alimento que pode ser consumido assado, cozido ou tostado. Também vira farinha e faz parte de receitas de pães, bolos e tortas, sucos e vitaminas. É especialmente benéfica para os homens, por evitar o aumento da próstata.

Germe de trigo: É a parte mais nobre e rica em nutrientes do trigo. O consumo regular desse alimento ajuda a regularizar o ciclo menstrual e, durante a gravidez, reduz as chances de o feto ter falha no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal.  Vale adicionar em sucos, vitaminas, mães e massas.

Também é encontrado no azeite de oliva, pistache, óleo de gergelim, óleo de semente de chia, óleo de girassol, sementes de uva e nozes.

Ômega 9

O ômega 9 tem funções superimportantes para a saúde. Ele é fundamental para a redução do colesterol ruim (LDL), o que evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, também colabora para diminuir a agregação de plaquetas e auxilia no controle do cortisol, hormônio que pode levar ao acúmulo de gorduras.

Oleaginosas: as nozes, as castanhas, a avelã, o amendoim e a amêndoa são fontes de ômega 9. Além das gorduras boas, também são fontes de vitaminas e minerais.

Abacate: Além de ser rica em ômega 9, essa fruta tem vitamina E, que melhora as funções dos órgãos sexuais femininos. Só é preciso tomar cuidado para não consumir o alimento em excesso, pois ele pode colaborar para o ganho de peso.

Quais as diferenças entre os ácidos graxos?

Os ácidos graxos são gorduras insaturadas, que são divididas em:

Monoinsaturadas: gorduras boas compostas por uma ligação dupla entre carbonos da cadeia hidrocarbônica. Nesse grupo entra o ômega 9.

Polinsaturadas: gorduras boas compostas por múltiplas ligações duplas entre carbonos da cadeia hidrocarbônica. Nesse grupo entram o ômega 3 e o ômega 6.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade