alimentos que não combinam
alimentos que não combinam

Alimentos que não combinam entre si

por tatiana.barros
em 19 de julho de 2017

Não é segredo para ninguém que a culinária é como uma alquimia e que um bom prato resulta da combinação de diversos ingredientes. Se por um lado há alimentos que se completam e formam a chamada sinergia alimentar, por outro, há aqueles que não devem ser combinados. A questão nem é o sabor: algumas duplas agradam (e muito) o paladar. O problema é que alguns ingredientes, quando combinados, impedem a absorção correta de seus nutrientes pelo organismo.

Alimentos que não combinam

Confira algumas das combinações que resultam em uma sinergia alimentar reversa. Evite consumir esses alimentos ao mesmo tempo.

LEIA MAIS
13 sugestões saudáveis para comer no café da manhã

Café com leite

Uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro não é a opção mais saudável. Surpreso? Isso acontece porque a cafeína, principal substância do café, inibe a absorção do cálcio, presente no leite e essencial para o fortalecimento dos ossos.

Cereais integrais e café

Os cereais integrais e todos os outros itens ricos em ferro não devem ser consumidos com o café. Isso porque a bebida contém tanino, uma substância que interfere de forma negativa na absorção desse mineral.

Leite com chá

Para muitas pessoas, essa é uma combinação que tem tudo a ver, especialmente nos dias mais frios. Menos para a absorção de nutrientes. Isso porque o leite possui caseína, substância que se liga aos antioxidantes presentes no chá, dificultando a sua absorção. Com isso, os benefícios que o chá traz ao sistema cardiovascular são reduzidos.

Leite com chocolate

A bebida preferida das crianças não deveria fazer parte da rotina alimentar. O motivo: o leite reduz a absorção dos flavonoides presentes no cacau. Essas substâncias, entre diversos benefícios, ajudam a melhorar funções cognitivas, como memória e raciocínio. Ao mesmo tempo, a xantina do achocolatado dificulta a absorção do cálcio do leite.

alimentos que não combinam

Foto: Istock/Getty Images

Beterraba com soja

Dois alimentos extremamente saudáveis, mas que devem estar em refeições diferentes. A razão disso é que a beterraba é rica em oxalatos e a soja, em dois minerais: o cálcio e o ferro.  Os oxalatos afetam a absorção dos minerais presentes na soja.

Carne e batatas

Mais um exemplo de sinergia reversa que surpreende. A explicação é a seguinte: quando uma proteína animal é consumida com alimentos ricos em amido, os sucos digestivos do estômago trabalham com dificuldade. O resultado disso são gases e flatulências. O mesmo vale para frango com massa. Para reduzir esses efeitos indesejáveis, acrescente vegetais ao prato.

Espinafre e queijo

Muitas vezes, o queijo é usado para incrementar receitas. Mas ele deve ser evitado se a preparação levar espinafre. Isso porque o vegetal possui uma substância chamada oxalato, que impede que o organismo absorva de forma correta o cálcio presente no queijo e em outros laticínios.

Bacon e ovos

Uma preparação típica do café da manhã americano também não é uma opção saudável. Além do fato de o bacon ser um alimento processado e rico em gorduras ruins, os dois alimentos são fontes concentradas de proteínas, que levam muito tempo para serem digeridos, o que pode causar mal-estar.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!