Fale Conosco

Alimentos que fazem bem para os olhos

por Jasmine
em 3 de janeiro de 2021

A boa saúde dos olhos depende de uma série de fatores e, sem dúvidas, a forma como nos alimentamos tem um grande impacto nesse sentido, afinal é por meio da alimentação que conseguimos ingerir os nutrientes necessários para que nosso corpo funcione bem. 

Para garantir que seu sistema visual receba o que precisa, como as Vitaminas A, C e E e o ômega-3, você pode começar a consumir mais dos itens que listamos a seguir, pois são todos alimentos que fazem bem para os olhos e podem facilmente fazer parte de um plano alimentar saudável, que cabem em seu orçamento familiar. Tratam-se de alimentos naturais, sem conservantes, aromatizantes e gorduras trans.

Folhas verdes e hortaliças

Na hora de pensar na salada que fará para acompanhar o almoço, lembre-se desta dica: folhas verdes, como couve e espinafre, assim como o brócolis, têm efeito antioxidante porque são fontes de nutrientes como a luteína e zeaxantina, que aliviam a degeneração que os olhos sofrem naturalmente com o avanço da idade. 

Frutas cítricas

Limão, laranja, morango e abacaxi, além de deliciosas, são frutas ricas em vitamina C, que ajudam a melhorar nossas defesas contra gripes e resfriados e, para a nossa alegria, são importantes para a saúde dos olhos. Isso acontece devido aos antioxidantes dessas frutas, que atuam na prevenção de doenças como o glaucoma.

Sementes de Linhaça e de Chia

A linhaça é uma das fontes mais ricas de ácidos graxos ômega-3 vegetal, assim como as sementes de chia. São ótimas para a saúde dos vasos sanguíneos ligados à retina e para a prevenção da Síndrome do Olho Seco. Além de serem facilmente incorporadas em qualquer dieta.

Alimentos de cor laranja e vermelha

Vai dizer que nunca ouviu alguém falando que comer cenoura faz bem para os olhos? E não é só ela: outros alimentos de coloração laranja também são indicados para o cuidado com a saúde dos olhos. Entre eles, destacamos: abóbora, mamão, tomates e batata-doce.

Todos eles são fontes de betacaroteno, uma substância que ajuda indiretamente na absorção da vitamina A, responsável pelo bom funcionamento da retina e de todas as partes dos olhos.

Cebola e alho

Fontes das vitaminas B e C, cálcio e fósforo, tanto o alho quanto a cebola colaboram com o ajuste da pressão arterial, um fator que interfere diretamente na saúde visual.

Óleo de linhaça e azeite de oliva

Na hora de temperar saladas ou refogar alguns alimentos, a simples escolha por um desses dois tipos de óleos é algo que já pode melhorar a sua saúde. Tanto o óleo da linhaça quanto o azeite de oliva são ótimas fontes de ômega-3 e vitamina E, que mantêm os olhos hidratados, prevenindo, também, a Síndrome do Olho Seco e a degeneração macular.

Abacate

Olha só, já dá até para fazer uma receita de patê de abacate com todos os itens da lista: azeite de oliva, cebola, alho, tomate e limão. Já pensou como deve ficar bom? Pois é, a verdade é que o abacate é uma fruta extremamente nutritiva e saudável. Rico em gorduras boas, o abacate é também uma fonte de luteína, que protege contra a degeneração macular e a catarata. O antioxidante glutationa, que também está presente no abacate, previne o envelhecimento precoce.

Cereais integrais

Presentes em uma variedade de alimentos, os cereais integrais são facilmente encontrados em pães, bolachas, massas e em farinhas para o preparo de diversas receitas. Ricos em manganês, que ajuda a prevenir a catarata, os cereais integrais são excelentes antioxidantes e ajudam o funcionamento de todo o corpo, inclusive do sistema digestório.

Além de melhorar sua alimentação ao incorporar esses itens, outras mudanças no estilo de vida também estão relacionadas com a saúde dos olhos, por isso é importante também que você pratique atividades físicas, consuma bastante água para que seu corpo todo fique hidratado e, claro, visite um médico oftalmologista regularmente para verificar como está a sua saúde visual.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!