Fale Conosco

Alimentos que fazem bem para os olhos

por Forte Apache
em 03/01/2021

A boa saúde dos olhos depende de uma série de fatores e, sem dúvidas, a forma como nos alimentamos tem um grande impacto nesse sentido, afinal é por meio da alimentação que conseguimos ingerir os nutrientes necessários para que nosso corpo funcione bem. 

Para garantir que seu sistema visual receba o que precisa, como as Vitaminas A, C e E e o ômega-3, você pode começar a consumir mais dos itens que listamos a seguir, pois são todos alimentos que fazem bem para os olhos e podem facilmente fazer parte de um plano alimentar saudável, que cabem em seu orçamento familiar. Tratam-se de alimentos naturais, sem conservantes, aromatizantes e gorduras trans.

Folhas verdes e hortaliças

Na hora de pensar na salada que fará para acompanhar o almoço, lembre-se desta dica: folhas verdes, como couve e espinafre, assim como o brócolis, têm efeito antioxidante porque são fontes de nutrientes como a luteína e zeaxantina, que aliviam a degeneração que os olhos sofrem naturalmente com o avanço da idade. 

Frutas cítricas

Limão, laranja, morango e abacaxi, além de deliciosas, são frutas ricas em vitamina C, que ajudam a melhorar nossas defesas contra gripes e resfriados e, para a nossa alegria, são importantes para a saúde dos olhos. Isso acontece devido aos antioxidantes dessas frutas, que atuam na prevenção de doenças como o glaucoma.

Sementes de Linhaça e de Chia

A linhaça é uma das fontes mais ricas de ácidos graxos ômega-3 vegetal, assim como as sementes de chia. São ótimas para a saúde dos vasos sanguíneos ligados à retina e para a prevenção da Síndrome do Olho Seco. Além de serem facilmente incorporadas em qualquer dieta.

Alimentos de cor laranja e vermelha

Vai dizer que nunca ouviu alguém falando que comer cenoura faz bem para os olhos? E não é só ela: outros alimentos de coloração laranja também são indicados para o cuidado com a saúde dos olhos. Entre eles, destacamos: abóbora, mamão, tomates e batata-doce.

Todos eles são fontes de betacaroteno, uma substância que ajuda indiretamente na absorção da vitamina A, responsável pelo bom funcionamento da retina e de todas as partes dos olhos.

Cebola e alho

Fontes das vitaminas B e C, cálcio e fósforo, tanto o alho quanto a cebola colaboram com o ajuste da pressão arterial, um fator que interfere diretamente na saúde visual.

Óleo de linhaça e azeite de oliva

Na hora de temperar saladas ou refogar alguns alimentos, a simples escolha por um desses dois tipos de óleos é algo que já pode melhorar a sua saúde. Tanto o óleo da linhaça quanto o azeite de oliva são ótimas fontes de ômega-3 e vitamina E, que mantêm os olhos hidratados, prevenindo, também, a Síndrome do Olho Seco e a degeneração macular.

Abacate

Olha só, já dá até para fazer uma receita de patê de abacate com todos os itens da lista: azeite de oliva, cebola, alho, tomate e limão. Já pensou como deve ficar bom? Pois é, a verdade é que o abacate é uma fruta extremamente nutritiva e saudável. Rico em gorduras boas, o abacate é também uma fonte de luteína, que protege contra a degeneração macular e a catarata. O antioxidante glutationa, que também está presente no abacate, previne o envelhecimento precoce.

Cereais integrais

Presentes em uma variedade de alimentos, os cereais integrais são facilmente encontrados em pães, bolachas, massas e em farinhas para o preparo de diversas receitas. Ricos em manganês, que ajuda a prevenir a catarata, os cereais integrais são excelentes antioxidantes e ajudam o funcionamento de todo o corpo, inclusive do sistema digestório.

Além de melhorar sua alimentação ao incorporar esses itens, outras mudanças no estilo de vida também estão relacionadas com a saúde dos olhos, por isso é importante também que você pratique atividades físicas, consuma bastante água para que seu corpo todo fique hidratado e, claro, visite um médico oftalmologista regularmente para verificar como está a sua saúde visual.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade