Fale Conosco

Alimentos que ajudam a prevenir e aliviar dores nas articulações

por jasmine
em 27 de fevereiro de 2020

As dores nas articulações são problemas bastante frequentes que podem variar desde um incômodo de baixa intensidade até um desconforto incapacitante, acompanhado por vermelhidão, inchaço e rigidez.

Também conhecido como dor nas juntas, esse sintoma tem muitas causas diferentes que vão desde doenças infectocontagiosas e lesões até doenças autoimunes, por exemplo:

  • Artrite reumatoide;
  • Artrose ou osteoartrite;
  • Caxumba;
  • Chikungunya;
  • Condromalácia patelar;
  • Dengue;
  • Doença de Lyme;
  • Febre reumática;
  • Gota;
  • Hepatite A, B e C;
  • Lesões mecânicas;
  • Lúpus;
  • Síndrome de Reiter;
  • Tendinite;
  • Zika.

Alimentos que ajudam a prevenir e aliviar dores nas articulações

Ter uma alimentação saudável em geral é a chave para evitar e controlar grande parte das doenças e dos problemas de saúde que nos afetam. Porém, existem alguns alimentos que se destacam quando o assunto é prevenir e aliviar as dores nas articulações. Conheça os principais:

Amaranto

O amaranto é um cereal que se destaca pelo seu teor de proteínas de alto valor biológico, pois ele tem um excelente equilíbrio de aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo organismo).

O poder do amaranto no combate às dores nas articulações está na lunasina, um peptídeo (cadeia de aminoácidos), que tem um importante efeito anti-inflamatório.

Aveia, arroz integral e banana

A aveia em flocos, o arroz integral, a banana e o farelo de aveia oferecem boas quantidades de vitaminas do complexo B, que ajudam a combater os processos inflamatórios.

Esses alimentos são especialmente recomendados para aliviar os sintomas da artrite reumatoide devido à presença da vitamina B6, também conhecida como piridoxina.

Castanhas e sementes

Alimentos como amêndoas, amendoim, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes e pistache também oferecem vitaminas do complexo B, além de fornecer boas quantidades de minerais importantes para a saúde dos ossos e articulações, como cálcio e magnésio.

Essas propriedades também são encontradas nas sementes, especialmente na semente de girassol e na semente de abóbora. Esses alimentos ainda contêm vitamina E, que tem um importante efeito antioxidante.

Chia e linhaça

A chia e a linhaça têm propriedades nutricionais bastante parecidas, fornecendo proteínas, fibras e gorduras saudáveis, especialmente o ácido graxo ômega-3, que está presente em altas quantidades nessas sementes.

Embora seja mais conhecido por equilibrar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares, as propriedades anti-inflamatórias do ômega-3 também ajudam a aliviar os processos que causam inchaço, vermelhidão e dores nas articulações.

Frutas vermelhas e roxas

As frutas vermelhas e roxas têm sua cor característica devido à presença das antocianinas, pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonoides. Além de dar a coloração típica a essas frutas, as antocianinas combatem os radicais livres e as moléculas inflamatórias.

Por isso, consumir frutas como açaí, ameixa, amora, cereja, cranberry, framboesa, goji berry, jabuticaba, mirtilo, morango e uva é uma boa forma de prevenir e combater as dores nas articulações.

Maçã, alho, cebola

A quercetina é uma substância com propriedades antioxidantes capaz de combater a rigidez que surge em várias doenças que afetam as articulações, como a artrite, a artrose e a osteoartrite.

Essa substância está presente em diversos tipos de frutas, especialmente na maçã, e também pode ser encontrada no alho e na cebola.

Peixes de águas frias

Os peixes típicos de águas frias, como anchova, atum, cavalinha, salmão e sardinha, são muito ricos em ômega-3, uma gordura benéfica para o organismo.

Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico, o ômega-3 ajuda a neutralizar o estresse oxidativo causado pelos radicais livres e a combater os processos inflamatórios, aliviando assim as dores nas articulações.

A importância da alimentação saudável no combate às dores nas articulações

De modo geral, o excesso de peso é um fator que tende a agravar as dores nas articulações, pois os quilos a mais podem causar uma sobrecarga em regiões como tornozelos, joelhos e quadris.

Só por isso, já seria importante seguir uma alimentação equilibrada, mas ainda há outros motivos para evitar alguns dos produtos mais famosos por contribuir com o ganho peso. Afinal, a gordura saturada (presente na carne vermelha e outros produtos de origem animal), o açúcar refinado e o álcool aumentam a produção de substâncias inflamatórias no organismo, agravando os problemas articulares.

Por isso, vale a pena evitar esses produtos e dar preferência aos alimentos que evitam e combatem as dores nas articulações, pois eles trazem muitos outros benefícios à saúde de todo o organismo.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!