Fale Conosco
alimentos-que-ajudam-ter-uma-boa-noite-de-sono
alimentos-que-ajudam-ter-uma-boa-noite-de-sono

Veja quais são os alimentos que ajudam a ter uma boa noite de sono

por jasmine
em 6 de novembro de 2019

Você já deve conhecer várias dicas de como ter uma boa noite de sono, como manter o quarto silencioso e evitar o uso de celular antes de dormir. Mas você sabia que os alimentos também podem influenciar a qualidade do seu repouso?

Consumir alimentos pesados, gordurosos ou muito apimentados à noite certamente vai atrapalhar seu descanso. Porém, existem alimentos que podem ajudar você a pegar no sono mais rapidamente e dormir melhor. Saiba quais são:

Aveia

A aveia é um dos poucos alimentos que contêm melatonina, a substância produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, que é mais conhecida como hormônio do sono.

A melatonina começa a ser liberada no início da noite e atinge seu pico depois de algumas horas, o que nos induz a pegar no sono e evita os despertares noturnos.

Grãos integrais

Além da aveia, outros grãos e cereais podem contribuir para uma boa noite de sono, inclusive quando presentes em alimentos como pães, torradas e biscoitos integrais.

Isso acontece porque esses alimentos fornecem carboidratos que estimulam a produção de insulina, um hormônio que facilita a entrada do triptofano no cérebro, aumentando a produção de serotonina e melatonina.

Banana

Assim como a aveia, a banana é rica em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina e da melatonina. Por ser rica em carboidratos, ela também estimula a insulina, que facilita a utilização do triptofano pelo cérebro.

Além disso, essa fruta contém magnésio, um mineral que contribui para a qualidade do sono por participar da produção de serotonina e reduzir os níveis de cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, que tem efeito contrário ao da melatonina e nos faz ficar acordados.

Castanhas e sementes

Alimentos como amêndoas, castanha-do-pará, nozes, chia, linhaça e sementes de girassol também são fonte de triptofano. Além disso, esses produtos fornecem magnésio, que combate os efeitos do hormônio do estresse.

Esse mineral também estimula a fabricação do GABA, um neurotransmissor que atua no relaxamento muscular e reduz a ansiedade e a agitação, contribuindo para uma boa noite de sono.

Grão-de-bico e outras leguminosas

As leguminosas, como grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja, também oferecem triptofano, favorecendo a produção de serotonina e melatonina.

Além disso, esses alimentos contêm vitaminas do complexo B, como a niacina (B3) e a piridoxina (B6), que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Chá de camomila com mel

A camomila é capaz de aumentar os níveis cerebrais de glicina, um aminoácido que atua como relaxante muscular e favorece a sensação de calma e tranquilidade.

alimentos-que-ajudam-ter-uma-boa-noite-de-sono

Para adoçar o chá, recomenda-se utilizar uma pequena quantidade de mel: esse alimento ajuda a reduzir os efeitos da orexina, uma substância conhecida por nos manter acordados e em estado de alerta.

Frutas vermelhas

As dicas de como ter uma boa noite de sono também incluem o consumo de alimentos que melhorem a qualidade do repouso, fazendo com que o período de descanso seja realmente restaurador.

Esse é o caso das frutas vermelhas, como amora, cereja, blueberry, framboesa, morango e uva, entre outras. Por serem fontes de substâncias antioxidantes, essas frutinhas facilitam o processo de reparação de danos do organismo, que acontece durante a noite.

Kiwi

Outra fruta que merece destaque por nos ajudar a dormir melhor é o kiwi. De acordo com os cientistas, o kiwi contém substâncias antioxidantes que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.

Em um estudo realizado em Taiwan, o consumo de duas unidades de kiwi uma hora antes de dormir contribuiu para que os participantes pegassem no sono com mais facilidade, dormissem por mais tempo e se sentissem mais descansados pela manhã.

Agora que você conhece os alimentos que nos ajudam a dormir, coloque essas dicas de como ter uma boa noite de sono em prática e aproveite os benefícios em todas as áreas da sua saúde.

Fonte(s): Biblioteca Virtual FAPESP, Viva Bem, NCBI, Bonde, Saúde IgSuper Abril, Albert Einstein e Boa Forma


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor

0800 701 8003

Atendimento Whatsapp