Fale Conosco
alimentos para os pulmões
alimentos para os pulmões

Alimentos que ajudam a prevenir problemas respiratórios

por jasmine
em 18/02/2018

O pulmão é um órgão que realiza intensas trocas gasosas imprescindíveis à vida e, por isso, precisa de uma nutrição adequada para seu bom funcionamento. Para manter a saúde dos pulmões, é fundamental uma alimentação saudável rica em macronutrientes, como as proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos preferencialmente integrais, em fibras alimentares, e em micronutrientes, como as vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e poliinsaturados, fitoquímicos e antioxidantes.

Alimentos para os pulmões

Segundo o médico Roberto Debski, a alimentação deve ser a mais natural possível, contendo porções diárias de frutas, legumes, verduras, vegetais coloridos e frescos, gorduras saudáveis (do azeite, das castanhas e oleaginosas), fibras alimentares, carnes magras, temperos frescos e naturais, gengibre, além de muita água, sucos de frutas, e chás como o preto.

LEIA MAIS
Alimentos que se parecem com os órgãos que ajudam a proteger
LEIA MAIS
8 alimentos que aumentam a imunidade

Como o nosso sistema respiratório é influenciado por esses alimentos?

As frutas, os legumes e as verduras são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, necessários para o funcionamento metabólico e enzimático do sistema imunológico. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias, broncodilatadoras e mucolíticas.

As gorduras saudáveis do azeite, peixes, castanhas e oleaginosas fazem parte das membranas celulares e fornecem energia. Já as fibras alimentares facilitam o funcionamento intestinal e reduzem o risco de desenvolver doenças pulmonares crônicas.

Os temperos frescos e naturais têm propriedades anti-inflamatórias e fornecem micronutrientes, os líquidos hidratam e facilitam a eliminação do muco. E o chá preto possui a teofilina, uma xantina com propriedades broncodilatadoras.

Mito ou verdade: alimentos antioxidantes são os que mais beneficiam o sistema respiratório?

“Os alimentos antioxidantes são comprovadamente essenciais para a boa função e metabolismo celular, tem propriedades nutricionais e anti-inflamatórias, estimulando o funcionamento pulmonar e as trocas gasosas”, explica o médico Roberto Debski.

Fica a dica:

“A refeição deve ser preparada com atenção e calma e desfrutada na companhia dos entes queridos, sem a distração de TV ou outros aparelhos eletrônicos, sem pressa, num clima de respeito, compartilhamento e afeto”, acrescenta.

Sugestão Jasmine

Falando em dica saudável, nós também temos a nossa! Para desenvolver esse hábito alimentar saudável que traz bastante benefícios para a saúde do nosso sistema respiratório, nós indicamos entre os produtos Jasmine: Arroz Integral, Super Frutas e Frutas Crocantes, além dos Ativos Jasmine, em especial o Ativo Fibras. Conheça todos os nossos produtos!

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade