Alimentos para o verão: O que não pode faltar na estação

por tatiana.barros
em 30 de novembro de 2017

O verão se aproxima e todo mundo passa a ter mais cuidado com a alimentação. Se os dias frios são marcados por  tentações calóricas, a estação mais quente do ano exige uma dieta leve, que não pese no estômago. As roupas também são mais leves no calor, deixando o corpo mais exposto. É claro que a alimentação tem relação direta com formas mais bonitas e há alimentos para o verão que não devem ficar de fora do cardápio.

Alimentos para o verão

Pensando nisso, preparamos uma lista do que merece entrar na sua dieta durante o verão, para garantir um corpo mais bronzeado, protegido e em forma.

LEIA MAIS
Alimentos que ajudam nos cuidados com os cabelos no verão
LEIA MAIS
Cardápio de verão: saiba o que comer com saúde para se bronzear

Farelo de aveia

É um alimento que pode dar um gostinho a mais na salada de frutas ou vitaminas, garantindo ainda mais energia para começar o dia. Além disso, ele é fonte de betaglucana, uma substância que diminui a absorção de gordura pelo organismo.

Alface

A salada é item indispensável em qualquer época do ano, especialmente no verão. Se para você não pode faltar alface no prato, uma ótima notícia: a clorofila e os flavonoides presentes nesse vegetal agem em conjunto para reduzir o excesso de líquido no corpo, o que faz com que ele desinche.

Couve

Se você usa as altas temperaturas para abusar um pouco mais dos drinks, não deve deixar de consumir couve. O vegetal, além de limpar o intestino, ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas no organismo.

Cenoura

Você já percebeu que alguns óleos bronzeadores contêm cenoura na composição? Isso porque a raiz é rica em betacaroteno, responsável pela produção de melanina, o que garante o desejado bronzeado. O alimento ainda hidrata a pele, o que é essencial especialmente para quem não dispensa uma piscina ou mar.

Grãos integrais

Alimentos como linhaça, germe de trigo, chia e gergelim, têm grande concentração de fibras, que promovem uma boa digestão e garantem o funcionamento da flora intestinal. Vale ainda apostar na quinoa, grão rico em potássio, um importante mineral para evitar o inchaço.

Frutas Cítricas

Abacaxi, limão, laranja e outras frutas cítricas não apenas refrescam como também são ótimas opções para deixar a pele firme, longe das indesejadas celulites. Isso porque elas são ricas em vitamina C, um nutriente essencial para a síntese do colágeno. Mas cuidado para não manusear essas frutas enquanto se expõe ao sol, para evitar queimaduras e manchas.

Melancia

A fruta é composta predominantemente por água, o que é essencial para evitar a desidratação, tão comum nessa época. Além disso, o licopeno, molécula que confere a cor vermelha à fruta, protege a pele contra os malefícios dos raios ultravioletas.

Pepino

Esse é um ótimo produto para hidratar e melhorar irritações causadas pela exposição ao sol. Aplique o vegetal na região afetada e deixe agir por alguns minutos.

Hibisco

Para quem deseja desinchar, vale a pena investir no chá de hibisco, uma vez que ele tem propriedades que eliminam toxinas, além de facilitar a digestão e ter efeito levemente laxante.

Água

Lembre-se sempre da importância de se manter hidratado durante todo o dia. Como há uma grande perda de fluidos e nutrientes por meio do suor, beber água é essencial para essa reposição, evitando problemas como fadiga, desidratação, entre outros. Procure beber ao menos dois litros de líquidos diariamente.

Sugestão Jasmine

Quer se preparar para o verão? Conheça a linha Integral da Jasmine, com produtos ricos em fibras, que promovem uma boa digestão e garantem o funcionamento da flora intestinal e em nutrientes que mantêm o organismo saudável.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!