Fale Conosco
alimentos para o cabelo
alimentos para o cabelo

Alimentos para o cabelo crescer mais rápido e forte

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 14/09/2017

Assim como a pele, a saúde do cabelo é um bom medidor da qualidade da sua alimentação. Se você segue um cardápio equilibrado, nutritivo e saudável, provavelmente seus fios serão brilhantes, leves e fortes. Mas o contrário também é verdade: dietas pobres podem deixar o cabelo com uma aparência sem vida, ressecado e quebradiço. Conhecendo os melhores alimentos para o cabelo, é possível garantir a ingestão diária de micronutrientes para manter as madeixas bonitas e com saúde.

Para produzir cada um dos fios de cabelo, as células precisam receber constantemente energia e nutrientes. Só assim conseguem trabalhar a todo vapor. É como se elas fossem uma grande fábrica que não para nunca: sem insumo, nada é produzido e quando há deficiência de algum deles, o produto final fica comprometido.

LEIA MAIS
Alimentos funcionais: Por que eles são benéficos para a sua saúde

Por isso, é importantíssimo garantir uma ingestão regular e adequada de bons alimentos para o cabelo, que contêm nutrientes adequados para o crescimento dos fios. Os principais são proteínas, ferro, vitamina C, ômega-3, vitamina A, zinco, selênio, biotina e vitamina E

Os melhores alimentos para o cabelo

Vitaminas

São fundamentais para manter a estrutura que leva oxigênio e nutrientes às células do cabelo e do couro cabeludo: os vasos sanguíneos e as células do sangue. A deficiência desses nutrientes pode causar quebra, queda dos fios e até um crescimento mais lento. A vitamina C é ainda um importante antioxidante e atua ativamente na produção de colágeno (que fortalece os capilares).

A vitamina A está diretamente envolvida na produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, importantes para evitar ressecamento da pele e do próprio cabelo. O baixo consumo do complexo B, por sua vez, deixa os fios quebradiços e pode levar ao aumento da queda. Os alimentos ricos em vitaminas são:

Vitamina A: Cenoura, batata doce, abóbora, tomate, beterraba, melancia e folhas verde-escuras.

Vitaminas do complexo B: Folhas verde-escuras, brócolis, grão-de-bico, aveia, tomates, ovos, salmão, amêndoas, nozes, framboesas, abacate, lentilhas e grãos integrais.

Vitamina C: Acerola, kiwi, abacaxi, laranjas, tangerinas, mamão papaia, pimentões, limão, grapefruit, folhas verdes escuras, goji berry, blueberries e morangos.

Vitamina E: Nozes, sementes de girassol, abacate

LEIA MAIS
Tipos de vitaminas: veja as funções e em quais alimentos encontrá-las
LEIA MAIS
Máscaras para cabelos cacheados: 5 receitas para fazer em casa

Ômega 3

Esse ácido graxo essencial tem alto poder anti-inflamatório. Ele também é importante para dar flexibilidade aos fios (e à pele) e ajuda na absorção de alguns nutrientes, como a vitamina A. Como nosso organismo não consegue produzir o ômega 3, tudo o que precisamos deve ser ingerido pela alimentação.

Os alimentos ricos em ômega 3 são: peixes de água fria, como salmão, sardinha e truta, abacate, semente de abóbora, nozes, linhaça e chia.

Sais minerais

Zinco, ferro e selênio mantêm os folículos capilares bem nutridos e ajudam a manter o rápido crescimento dos fios. A escassez desses itens na dieta deixam os fios quebradiços, secos, finos, sem brilho e podem levar à caspa, a um crescimento lento e até à queda do cabelo.

Os alimentos ricos nesses sais minerais são: lentilhas, espinafres, brócolis, couve, ovos, carnes, feijão, soja, semente de girassol e de abóbora, cereais integrais, chia, castanha-do-Pará e castanha-de-caju.

Proteínas

Os fios de cabelo são feitos principalmente de queratina, uma proteína bem conhecida. Por isso, é essencial garantir que nosso organismo esteja recebendo a carga necessária desse nutriente. Só assim será possível construir fios saudáveis e fortes. A deficiência proteica pode deixar o cabelo ressecado, quebradiço e sem brilho.

Os alimentos ricos em proteínas são: carnes, peixes, produtos lácteos, ovos, legumes e nozes.

Sugestão Jasmine

Gostou das sugestões e quer incrementar seu cardápio para garantir um cabelo mais sedoso, com movimento, força e brilho? Que tal incluir na sua dieta a Granola Integral, Red Berries, Mix Fruits, a linha Soytoast ou o Mix Sementes? Eles são ricos em vitaminas e sais minerais. Você encontra também Aveia em Flocos Finos e em Flocos Grossos, Chia e as Linhaças Dourada e Marrom.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade