Fale Conosco
alimentos para garantir mais energia no carnaval
alimentos para garantir mais energia no carnaval

Alimentos para garantir mais energia no Carnaval

por jasmine
em 03/02/2018

É tanta ansiedade pelos dias de folia na avenida ou para pular atrás dos bloquinhos de rua, que até parece que a gente tem toda a energia para aguentar firme e forte. Mas, na realidade, poucas horas depois do início da agitação, o corpo dá os primeiros sinais de cansaço e bate aquele medo de não conseguir dar conta da agitação. 

Alimentação rica em grãos

Alimentação rica em grãos integrais garante energia ao corpo Foto: Istock/Getty Images

Alimentos para garantir mais energia no Carnaval

Para te ajudar a ficar firme e forte, a nutricionista Angélica Grecco, nutricionista do Instituto Endovitta, elaborou uma lista com alimentos para garantir mais energia no Carnaval. Bote eles na dieta e garanta mais vitalidade para a festa do samba:

LEIA MAIS
10 alimentos que combatem a ressaca do Carnaval
LEIA MAIS
Exercite-se: como preparar o corpo para o Carnaval

Carboidratos integrais

Cereais, grãos e massas são altamente energéticos. Eles oferecem o principal combustível para o fornecimento de energia para nossas células: a glicose. Grãos como a granola, os flocos de aveia, a quinua e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas no café da manhã. O arroz e as massas integrais podem ser utilizados nas principais refeições. Nos momentos de lanche, opte pelos sanduíches de pão integral. Uma boa dica é o de atum em conserva e folhas: rico em proteínas e antioxidantes.

Vitamina C

Frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricas em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular.

Carnes

São fontes de vitaminas. Mas não as consuma fritas. Opte sempre por comê-las grelhadas, assadas ou ensopadas.

Proteína da carne

Proteína da carne ajuda na vitalidade do organismo Foto: Istock/Getty Images

Líquidos

Além de muita água, consuma melancia. Como a maior parte dessa fruta é água, vale a pena apostar nesse alimento que, além de garantir energia, também hidrata.

Geleia real

Fonte de vitaminas do complexo B, que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia no organismo, a geleia geral auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.

Sementes oleaginosas

Fontes de gorduras insaturadas, ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser utilizados para preparar um mix de sementes, que pode ser consumido como um pequeno lanche. Experimente adicionar às oleaginosas frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas.

pistache

Sementes oleaginosas, como o pistache, dão energia e protegem o coração Foto: Istock/Getty Images

Mel

Composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornecem energia rapidamente para nosso organismo, o mel em sachê é uma opção prática para repor as energias durante a folia. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí e granola. Mas não exagere na quantidade. Consuma com moderação.

LEIA MAIS
8 alimentos que aumentam a imunidade
LEIA MAIS
10 alimentos que combatem a ressaca do Carnaval

Dicas para não perder a folia:

Se, por um lado, uma dieta saudável e balanceada ajuda a garantir energia para todos os dias de festa, por outro, é preciso tomar cuidado para não escorregar no cardápio e acabar trocando a folia pelo hospital. Por isso, atenção aos pontos abaixo:

1. Energéticos: eles ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool.

2. Frutos do mar: Se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria. Por isso, cuidado com alimentos vendidos na praia. Tenha muita atenção nas condições de higiene e de conservação do produto.

3. Gordura: Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa.

4. Temperos industrializados: O alto teor de sódio presente nesses condimentos pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial. Aliás, como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida.

Sugestão Jasmine:

Se você gostou das nossas dicas de alimentos para garantir mais energia no Carnaval, que tal levar na bolsa os nossos produtos e ter certeza de que vai curtir a festa sem canseira? Em nosso portfólio temos barras de cereais, cookies integrais, smoothies, banana e maçã crocantes, snacks deliciosos como, por exemplo, o mix de sementes.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade