alimentos para garantir mais energia no carnaval
alimentos para garantir mais energia no carnaval

Alimentos para garantir mais energia no Carnaval

por Redação
em 17 de fevereiro de 2017

É tanta ansiedade pelos dias de folia na avenida ou para pular atrás dos bloquinhos de rua, que até parece que a gente tem toda a energia para aguentar firme e forte. Mas, na realidade, poucas horas depois do início da agitação, o corpo dá os primeiros sinais de cansaço e bate aquele medo de não conseguir dar conta da agitação. Para te ajudar a ficar firme e forte, a nutricionista Angélica Grecco, nutricionista do Instituto Endovitta, elaborou uma lista com alimentos para garantir mais energia no Carnaval. Bote eles na dieta a partir e garanta mais vitalidade para a festa do samba.

Alimentação rica em grãos

Alimentação rica em grãos integrais garante energia ao corpo Foto: Istock/Getty Images

Alimentos para garantir mais energia no Carnaval

Carboidratos integrais

Cereais, grãos e massas são altamente energéticos. Eles oferecem o principal combustível para o fornecimento de energia para nossas células: a glicose. Grãos como a granola, os flocos de aveia, a quinua e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas no café da manhã. O arroz e as massas integrais podem ser utilizados nas principais refeições. Nos momentos de lanche, opte pelos sanduíches de pão integral. Uma boa dica é o de atum em conserva e folhas: rico em proteínas e antioxidantes.

Vitamina C

Frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricas em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular.

Carnes

São fontes de vitaminas. Mas não as consuma fritas. Opte sempre por comê-las grelhadas, assadas ou ensopadas.

Proteína da carne

Proteína da carne ajuda na vitalidade do organismo Foto: Istock/Getty Images

Líquidos

Além de muita água, consuma melancia. Como a maior parte dessa fruta é água, vale a pena apostar nesse alimento que, além de garantir energia, também hidrata.

Geleia real

Fonte de vitaminas do complexo B, que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia no organismo, a geleia geral auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.

Sementes oleaginosas

Fontes de gorduras insaturadas, ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser utilizados para preparar um mix de sementes, que pode ser consumido como um pequeno lanche. Experimente adicionar às oleaginosas frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas.

pistache

Sementes oleaginosas, como o pistache, dão energia e protegem o coração Foto: Istock/Getty Images

Mel

Composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornecem energia rapidamente para nosso organismo, o mel em sachê é uma opção prática para repor as energias durante a folia. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí e granola. Mas não exagere na quantidade. Consuma com moderação.

LEIA MAIS
8 alimentos que aumentam a imunidade
LEIA MAIS
10 alimentos que combatem a ressaca do Carnaval

Dicas para não perder a folia:

Se, por um lado, uma dieta saudável e balanceada ajuda a garantir energia para todos os dias de festa, por outro, é preciso tomar cuidado para não escorregar no cardápio e acabar trocando a folia pelo hospital. Por isso, atenção aos pontos abaixo:

1. Energéticos: eles ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool.

2. Frutos do mar: Se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria. Por isso, cuidado com alimentos vendidos na praia. Tenha muita atenção nas condições de higiene e de conservação do produto.

3. Gordura: Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa.

4. Temperos industrializados: O alto teor de sódio presente nesses condimentos pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial. Aliás, como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida.

Sugestão Jasmine:
Se você gostou das nossas dicas de alimentos para garantir mais energia no Carnaval, que tal levar na bolsa os nossos produtos e ter certeza de que vai curtir a festa sem canseira? Em nosso portfólio temos barras de cereais, cookies integrais, smoothies e snacks deliciosos como, por exemplo, o mix de sementes.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!