alimentos para anemia
alimentos para anemia

Melhores alimentos para combater a anemia

por aretha.yarak
em 13 de setembro de 2017

A anemia é causada pela redução no sangue do número de glóbulos vermelhos (hemácias) que funcionam corretamente. Essas células são responsáveis por levar o oxigênio a todos os órgãos do corpo e, quando diminuem em número ou não funcionam bem, há problemas de oxigenação em todos o organismo. Na maioria dos casos, o problema pode ser resultado de uma grande perda de sangue, da presença de parasitas intestinas ou da deficiência de ferro no organismo. A falta desse mineral pode ser suprida com a inclusão de boas opções de alimentos para anemia na dieta.

Para prevenir casos de anemia, ou mesmo durante o seu tratamento, é muito comum a recomendação de ingestão de alimentos ricos em ferro. E esse nutriente pode ser facilmente encontrado na natureza em diferentes concentrações. Por isso, é possível variar bem o cardápio e, ainda assim, garantir o suprimento necessário desse mineral.

LEIA MAIS
Flora intestinal: como cuidar do nosso "segundo cérebro"
LEIA MAIS
Doença celíaca: uma vida sem glúten

De acordo com recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma dieta equilibrada prevê um consumo de  9 miligramas por dia desse mineral para crianças de sete meses a dez anos, 14 miligramas para adultos e 27 miligramas para grávidas.

Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que 40% das gestantes do mundo sofrem com anemia.

A boa notícia é que combater essa doença pode até pedir alguma dedicação, mas isso pode ser feito de maneira bastante simples e saborosa. Consumir a quantidade necessária de alimentos ricos em ferro diariamente é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Os melhores alimentos para anemia

O ferro é um dos principais itens que precisam ser repostos quando a anemia é causada por problemas nutricionais. Mas ele não é o único que precisa de atenção. Incluir fontes de vitamina C e proteínas ajuda a melhorar a absorção desse mineral pelo organismo, o que garante um melhor aproveitamento alimentar.

Quinoa

Esse alimento contém 4,2 miligramas de ferro em uma porção de 45 gramas e pode substituir outros cereais nas refeições.

Amaranto

Alguns estudos apontam que, entre os cereais, é o que apresenta teores mais altos de ferro.

Cereais integrais

Aveia e versões integrais de arroz e farinha de trigo apresentam teores mais altos de ferro do que os cereais refinados. É sempre a melhor escolha para receitas e refeições.

Feijão

Preto, carioca, rosa ou rajado, entre tantos outros, o feijão é uma fonte bem conhecida do nutriente e fornece 3,7 mg de ferro a cada 100 g.

Grão-de-bico

Esse grão é outra uma ótima opção rica nesse nutriente, já que possui cerca de 6 mg de ferro a cada 100 gramas.

Soja

Assim como as outras leguminosas, a soja é excelente fonte de ferro. Cada 100 g do grão oferecem 9,4 mg do mineral.

Frutas secas

Uva-passa, damasco e ameixa seca podem compor lanches e sobremesas para aumentar o consumo de ferro no dia a dia.

Nozes e sementes

Ótimas para variar o cardápio e incluir na preparação de saladas. Entre as opções estão a castanha-de-caju, o pistache e a semente de abóbora.

Folhas verde-escuras

As verduras com folhas escuras são uma boa fonte de ferro. Alguns exemplos são o espinafre e a couve.

Carnes

As carnes vermelhas magras estão entre as melhores fontes de ferro entre as proteínas animais. Inclua um vegetal, como espinafre ou couve, para ampliar sua absorção. Tente variar o cardápio com carne magra bovina, cordeiro, frango e peru.

Miúdos

Quase todas as mães recorrem ao fígado de boi para aumentar a ingestão de ferro da família. E todas sempre estiveram certas: é uma ótima fonte do mineral, embora não agrade ao paladar de muita gente.

Frutos do mar

Crustáceos e alguns peixes também são boa fonte de ferro. Entre as boas opções estão o atum (fresco ou em lata), salmão, ostra e camarão.

Como aumentar a absorção do ferro

Segundo o Ministério da Saúde, a presença de vitamina C, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção do ferro presente nos vegetais. Por isso, você pode temperar sua salada de folhas com limão, tomar um suco de laranja para acompanhar a refeição ou escolher uma fruta cítrica para a sobremesa.

Atenção: evite alimentos ricos em fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio, elementos que podem inibir a absorção do ferro. Ao consumir alimentos ricos no mineral, deixe de lado café, chás, mate, leite e derivados.

Quais os principais sintomas da anemia?

Entre os sinais mais comuns da doença estão cansaço, mal-estar, falta de ar, palpitações, sensibilidade ao frio e palidez. Se a anemia estiver em estágios mais avançados e for mais grave, pode haver ainda alterações na pele e nas mucosas. As unhas e os cabelos também tendem a ficar mais frágeis e a se quebrarem com bastante facilidade.

Se você desconfiar que esse pode ser o caso, procure um médico antes de fazer qualquer alteração na sua dieta. E lembre-se: manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável é a melhor forma de cuidar da saúde e de melhorar sua qualidade de vida.

Sugestão Jasmine

O portfólio da Jasmine inclui produtos que ajudam a aumentar a ingestão de ferro e dos nutrientes que ajudam na sua absorção. Você encontra os grãos Arroz Integral e a Aveia em Flocos Finos, além do Extrato de Soja, do Mix Sementes Tradicional e o Mix Sementes e Nuts. Não deixe ainda de garantir a ingestão de vitamina C com Goji Berries, Red Berries e o Mix Fruits.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!