Fale Conosco
alimentos para anemia
alimentos para anemia

Melhores alimentos para combater a anemia

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 13/09/2017

A anemia é causada pela redução no sangue do número de glóbulos vermelhos (hemácias) que funcionam corretamente. Essas células são responsáveis por levar o oxigênio a todos os órgãos do corpo e, quando diminuem em número ou não funcionam bem, há problemas de oxigenação em todos o organismo. Na maioria dos casos, o problema pode ser resultado de uma grande perda de sangue, da presença de parasitas intestinas ou da deficiência de ferro no organismo. A falta desse mineral pode ser suprida com a inclusão de boas opções de alimentos para anemia na dieta.

Para prevenir casos de anemia, ou mesmo durante o seu tratamento, é muito comum a recomendação de ingestão de alimentos ricos em ferro. E esse nutriente pode ser facilmente encontrado na natureza em diferentes concentrações. Por isso, é possível variar bem o cardápio e, ainda assim, garantir o suprimento necessário desse mineral.

LEIA MAIS
Flora intestinal: como cuidar do nosso "segundo cérebro"
LEIA MAIS
Doença celíaca: uma vida sem glúten

De acordo com recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma dieta equilibrada prevê um consumo de  9 miligramas por dia desse mineral para crianças de sete meses a dez anos, 14 miligramas para adultos e 27 miligramas para grávidas.

Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que 40% das gestantes do mundo sofrem com anemia.

A boa notícia é que combater essa doença pode até pedir alguma dedicação, mas isso pode ser feito de maneira bastante simples e saborosa. Consumir a quantidade necessária de alimentos ricos em ferro diariamente é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Os melhores alimentos para anemia

O ferro é um dos principais itens que precisam ser repostos quando a anemia é causada por problemas nutricionais. Mas ele não é o único que precisa de atenção. Incluir fontes de vitamina C e proteínas ajuda a melhorar a absorção desse mineral pelo organismo, o que garante um melhor aproveitamento alimentar.

Quinoa

Esse alimento contém 4,2 miligramas de ferro em uma porção de 45 gramas e pode substituir outros cereais nas refeições.

Amaranto

Alguns estudos apontam que, entre os cereais, é o que apresenta teores mais altos de ferro.

Cereais integrais

Aveia e versões integrais de arroz e farinha de trigo apresentam teores mais altos de ferro do que os cereais refinados. É sempre a melhor escolha para receitas e refeições.

Feijão

Preto, carioca, rosa ou rajado, entre tantos outros, o feijão é uma fonte bem conhecida do nutriente e fornece 3,7 mg de ferro a cada 100 g.

Grão-de-bico

Esse grão é outra uma ótima opção rica nesse nutriente, já que possui cerca de 6 mg de ferro a cada 100 gramas.

Soja

Assim como as outras leguminosas, a soja é excelente fonte de ferro. Cada 100 g do grão oferecem 9,4 mg do mineral.

Frutas secas

Uva-passa, damasco e ameixa seca podem compor lanches e sobremesas para aumentar o consumo de ferro no dia a dia.

Nozes e sementes

Ótimas para variar o cardápio e incluir na preparação de saladas. Entre as opções estão a castanha-de-caju, o pistache e a semente de abóbora.

Folhas verde-escuras

As verduras com folhas escuras são uma boa fonte de ferro. Alguns exemplos são o espinafre e a couve.

Carnes

As carnes vermelhas magras estão entre as melhores fontes de ferro entre as proteínas animais. Inclua um vegetal, como espinafre ou couve, para ampliar sua absorção. Tente variar o cardápio com carne magra bovina, cordeiro, frango e peru.

Miúdos

Quase todas as mães recorrem ao fígado de boi para aumentar a ingestão de ferro da família. E todas sempre estiveram certas: é uma ótima fonte do mineral, embora não agrade ao paladar de muita gente.

Frutos do mar

Crustáceos e alguns peixes também são boa fonte de ferro. Entre as boas opções estão o atum (fresco ou em lata), salmão, ostra e camarão.

Como aumentar a absorção do ferro

Segundo o Ministério da Saúde, a presença de vitamina C, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção do ferro presente nos vegetais. Por isso, você pode temperar sua salada de folhas com limão, tomar um suco de laranja para acompanhar a refeição ou escolher uma fruta cítrica para a sobremesa.

Atenção: evite alimentos ricos em fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio, elementos que podem inibir a absorção do ferro. Ao consumir alimentos ricos no mineral, deixe de lado café, chás, mate, leite e derivados.

Quais os principais sintomas da anemia?

Entre os sinais mais comuns da doença estão cansaço, mal-estar, falta de ar, palpitações, sensibilidade ao frio e palidez. Se a anemia estiver em estágios mais avançados e for mais grave, pode haver ainda alterações na pele e nas mucosas. As unhas e os cabelos também tendem a ficar mais frágeis e a se quebrarem com bastante facilidade.

Se você desconfiar que esse pode ser o caso, procure um médico antes de fazer qualquer alteração na sua dieta. E lembre-se: manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável é a melhor forma de cuidar da saúde e de melhorar sua qualidade de vida.

Sugestão Jasmine

O portfólio da Jasmine inclui produtos que ajudam a aumentar a ingestão de ferro e dos nutrientes que ajudam na sua absorção. Você encontra os grãos Arroz Integral e a Aveia em Flocos Finos, além do Extrato de Soja, do Mix Sementes Tradicional e o Mix Sementes e Nuts. Não deixe ainda de garantir a ingestão de vitamina C com Goji Berries, Red Berries e o Mix Fruits.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade