alimentos
alimentos

Alimentos energéticos para começar o ano a todo vapor

por Redação
em 20 de janeiro de 2017

Alguns alimentos podem nos proporcionar toda a energia que precisamos para o dia a dia. Saiba quais e como consumi-los!

Para cada estação do ano existem alimentos que proporcionam mais energia do que outros. E como tudo começa no verão, para você se manter bem-disposto e cheio de energia, frutas e vegetais não podem ficar de fora do seu cardápio.

Quanto mais saudável, mais energia!

Uma alimentação saudável influencia diretamente no seu ritmo de vida. Por isso, consumir os alimentos certos faz toda a diferença. Sabia, por exemplo, que os nutrientes presentes nos vegetais tubérculos, como a batata doce, cenoura, beterraba, inhame, entre outros, fornecem nutrientes e carboidratos que proporcionam energia prolongada ao nosso organismo? Pois é!

Proteínas, carboidratos e gorduras boas

Para ter energia e disposição de sobra, é importante gerenciar a alimentação e equilibrar o consumo entre os grupos de alimentos: proteínas, carboidratos e gorduras boas. Conheça a importância de cada um deles!

Proteínas
São essenciais para a saúde do cérebro e dos músculos.

Gorduras boas (lipídios)
São fundamentais para manter a energia e a vitalidade intelectual.

Carboidratos
Somam-se aos benefícios das proteínas e gorduras boas para proporcionar uma alimentação ainda mais saudável.

LEIA MAIS
Alimentos que ajudam a controlar a compulsão alimentar
LEIA MAIS
8 alimentos que aumentam a imunidade

Dica de alimentos energéticos

Além dos vegetais tubérculos, outras opções saudáveis e energéticas que podem fazer parte do seu cardápio são: sardinhas e espinafre. Segundo a nutricionista Carla Cotta, são boas fontes de moléculas que facilitam a respiração celular e fornecimento de energia. Além disso, contém ômega 3, um nutriente importantíssimo para a saúde do cérebro.

Quando consumir?

De acordo com a nutricionista, o nosso corpo perde energia por volta das 16 horas. Então, esse é um bom momento para consumir frutas e vegetais. Você pode, por exemplo, combinar as frutas com óleo de coco, abacate ou pastas de cacau, que possuem gorduras boas, vitaminas e minerais antioxidantes. Isso favorece a liberação de energia do corpo, evita sintomas como cansaço ou sonolência e ajuda a aumentar a disposição, saúde e bem-estar.

Sugestão Jasmine
Falando em alimentação saudável e cheia de energia, nós também temos algumas dicas para você. Para a hora do lanche, saboreie alimentos como: Frutas Crocantes ou SuperFrutas, Barras de Cereais de Granola ou Smoothies. Conheça todas as nossas linhas!

Fonte: nutricionista funcional Carla Cotta – CRN4: 02100097.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!