alimentos coloridos
alimentos coloridos

O que os alimentos coloridos representam para a manutenção da sua saúde

por Redação
em 2 de maio de 2017

Quem nunca ouviu que quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é? Isso é uma grande verdade e a explicação é simples: Cada nutriente responsável por dar cor aos alimentos também exerce funções importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, quanto mais ingredientes de diferentes cores fizerem parte da sua refeição, melhor o seu corpo funcionará.

Importância dos alimentos coloridos

Entenda o papel de cada uma e por que a variação de cores no prato é fundamental para a manutenção da sua saúde:

LEIA MAIS
Menos desperdício de alimentos: projetos incentivam o consumo de vegetais "feios"
LEIA MAIS
Frutas cítricas: fontes de vitamina C que fortalecem o sistema imunológico

Laranja

O betacaroteno é uma substância antioxidante, que é responsável por dar a cor laranja a algumas frutas e legumes, como a cenoura, a manga, a abóbora e o mamão. Esse nutriente ainda ajuda na produção da vitamina A, e por isso é um aliado da visão, das unhas e do cabelo. Além disso, colabora para manter a pele bronzeada.

Vermelho

A principal substância presente em alimentos de cor vermelha é o licopeno. Por ser um importante antioxidante, ele ajuda a proteger, especialmente, o coração, a próstata e os pulmões de ataques dos radicais livres. Por isso, vale a pena inserir na rotina alimentar fontes desse nutriente, como o pimentão, o morango e o tomate.

Verde

O que dá a cor verde a alimentos como o abacate, a abobrinha e todas as folhas é a clorofila. Ela é responsável por inibir a ação dos radicais livres, desintoxica as células e cuida da saúde dos cabelos e da pele. Além disso, são fontes de ferro, que previne doenças como a anemia e a desnutrição e fortalece o sangue, de fósforo, que fortalece ossos e dentes, e de fibras, que melhoram a flora intestinal.

Amarelo

Alimentos de cor amarela, como o abacaxi e o maracujá, são fontes ricas de vitamina C, o que colabora para o fortalecimento da imunidade e na melhor absorção do ferro presente nas carnes. Os agentes antioxidantes presentes neles ainda ajudam na resistência dos ossos e dentes e na parede dos vasos sanguíneos. Esses alimentos ainda garantem uma melhor digestão.

Branco

O leite, o arroz, a couve-flor e outros alimentos de cor branca são fontes de cálcio e potássio, importantes para o fortalecimento dos ossos, a regulação da função cardíaca e o funcionamento muscular e nervoso.

Roxo

O principal nutriente presente em alimentos dessa cor é o ácido elágico, que combate o envelhecimento precoce e neutraliza substâncias cancerígenas. Exemplos de alimentos roxos são beterraba e uva.

Marrom

Os cereais integrais, o feijão e outras oleaginosas são ricos em carboidratos complexos e fibras, que conferem maior sensação de saciedade e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, são ricos em vitamina E e vitaminas do complexo B.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!