alimentos que aumentam a imunidade
alimentos que aumentam a imunidade

8 alimentos que aumentam a imunidade

por Redação
em 17 de fevereiro de 2017

Responsável por manter o organismo livre de agentes maléficos, o sistema imunológico tem a tarefa de defender nossa saúde. Se ele estiver debilitado, vira a porta de entrada para vírus e bactérias e o resultado a gente já conhece: gripes, resfriados e infecções, entre outros. A boa notícia é que há alimentos que aumentam a imunidade de forma muito saudável e duradoura.

“Além do que, se alimentar mal e não estar de bem consigo mesmo faz com que o organismo fique em desarmonia e produza mais cortisol, um hormônio que contribui para o abalo do mecanismo imunológico, reduzindo seu poder de combate a determinadas patologias”, afirma a nutricionista Juliana Ces.

Alimentos que aumentam a imunidade do organismo

Confira abaixo a lista que a especialista produziu apenas com alimentos que auxiliam na manutenção e na formação de novas células de defesa.

Frutas cítricas

Limão, morango, acerola, laranja, romã, cranberry, goji berry e outras red berries, uvas e suco de uva integral são ótimas opções para fazer com que o corpo fique mais resistente. Isso porque todas essas frutas são ricas em antioxidantes. O ideal é consumir de 3 a 5 porções por dia.

Alho

Contém alicina, que estimula as células da imunidade. Além disso, o alho é considerado um antibiótico natural. A dica é utilizar no fim da preparação da refeição, para aproveitar mais o seu princípio ativo. A alternativa é consumir cápsulas desodorizadas de alho.

Chá verde e chá branco

São ricos em flavanoides e contêm uma grande quantidade de antirradicais livres, o que faz deles grandes protetores do sistema imunológico.

Couve e folhas verdes escuras

Contêm antioxidantes naturais e nutrientes importantes como cálcio e ácido fólico. A melhor forma de consumo dessas folhas é a mais fresca e natural possível – em saladas, por exemplo.

Frutas e vegetais alaranjados

Eles contêm betacaroteno, um poderoso antioxidante que neutraliza a ação de radicais livres e ajuda a reforçar o sistema imunológico. Coloque na cesta cenoura, pimentão, batata-doce, abóbora, beterraba, mamão e manga

Óleo de coco

Rico em ácido láurico e caprílico, tem propriedades antivirais e antibacterianas. É possível utilizá-lo com ervas, na salada, no preparo de refogados, doces e até em pasta.

LEIA MAIS
Turbine o seu cardápio com as nossas Superfrutas
LEIA MAIS
Alimentos antioxidantes para uma vida mais saudável

Cogumelo Shiitake

Contém lentinula, que fortalece o sistema imunológico. O ideal é consumir 100 gramas de shitake por dia.

Mel

Ajuda o organismo a combater infecções causadas por vírus e bactérias. O mel também ajuda com suas propriedades antissépticas e antibacterianas. No caso da gripe, se usado em chás, o mel pode reduzir a tosse por formar um revestimento na garganta irritada.

 SUGESTÕES JASMINE

Para auxiliar o sistema imunológico, nada como se alimentar bem! Por isso, além de investir nas Superfrutas, conheça os nossos Smoothies, feitos com polpa de fruta natural e sem adição de açúcar. Você também pode incrementar suas bebidas saudáveis com nossa linha Ativos. Conheça todos os nossos produtos!

Fonte: Nutricionistas Juliana Ces, CRN: 8-4394 e Cristiane Gurczakovski


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!