antioxidante
antioxidante

Alimentos antioxidantes para uma vida mais saudável

por Redação
em 2 de fevereiro de 2016

Já é de conhecimento da maioria das pessoas que uma alimentação saudável contribui para uma vida melhor em qualquer fase. Mas o que todos precisam saber é que uma alimentação saudável pressupõe, inclusive, o consumo de alimentos antioxidantes, com o objetivo de promover um melhor funcionamento do organismo e prevenir alguns problemas de saúde que podem chegar com o avanço da idade.

O que são alimentos antioxidantes?

Os alimentos antioxidantes são aqueles que combatem os radicais livres produzidos naturalmente pela nossa respiração e produção de energia, afetando o organismo de forma negativa. Funciona assim: as moléculas de radicais livres reagem com substâncias oxidáveis, ocasionando um desequilíbrio conhecido como “estresse oxidativo” no organismo. Como esse estresse ou desequilíbrio de radicais livres pode ser originado por fatores como poluição, hábito de fumar, ingestão de agrotóxicos, ingestão de bebidas alcoólicas ou por uma nutrição inadequada, entre outros, ao longo do tempo, ele contribui para o envelhecimento precoce e a instalação de algumas doenças.

O poder das superfrutas

Para tanto que a melhor forma de combater os radicais livres é manter um estilo de vida saudável, o que inclui, também, uma alimentação rica em alimentos antioxidantes in natura ou industrializados. Um bom exemplo de alimento antioxidante são as frutas em geral e, dentre elas, as cítricas. Segundo a equipe de nutricionistas da Jasmine, além da vitamina C, que é um poderoso antioxidante, as frutas cítricas também oferecem outras substâncias antioxidantes chamadas de flavonoides, como a hesperetina e a naringenina, e terpenos, como os limonoides.

LEIA MAIS
15 alimentos ricos em antioxidantes para incluir no cardápio
LEIA MAIS
A verdade sobre as frutas e superfrutas na dieta

“As pequenas frutas vermelhas ou roxas e as frutas conhecidas como superfrutas, que é o caso do cranberry, das amoras negras e do blueberry (também conhecido como mirtilo), também contam com compostos antioxidantes característicos, principalmente em suas cascas”, explica a equipe de nutricionistas.

No caso dos produtos rotulados, elas alertam para a verificação da presença das seguintes palavras no rótulo: ômega 3, ômega 6, ômega 9, antioxidantes, polifenóis, vitamina C, vitamina A, vitamina E, selênio, zinco, entre outras. “São todos diferentes tipos de antioxidantes que oferecem inúmeros benefícios ao organismo, e os efeitos são vistos tanto a curto quanto em longo prazo. Os alimentos antioxidantes têm como principal papel no organismo humano a redução do risco de doenças crônico-degenerativas e o processo de envelhecimento celular precoce”, ressaltam.

Consumo na medida

Como em toda questão nutricional, vale lembrar que cada indivíduo é único e deve ter sua alimentação adaptada à sua necessidade por um profissional da área. Não existe uma quantidade mínima recomendada para cada antioxidante, pois tudo depende do nível de produção de radicais livres de cada indivíduo. Por isso, recomenda-se a ingestão diária de uma variedade de alimentos de todos os grupos básicos, visando “munir” o organismo para o combate à formação desses radicais livres. “Com equilíbrio, os alimentos antioxidantes são grandes aliados para a manutenção das células saudáveis”, reforça a equipe de nutricionistas.

Exemplos de alimentos antioxidantes

• Vitamina C – laranja, kiwi, morango
• Vitamina E – oleaginosas como nozes, avelãs e amêndoas, azeite de oliva
• Betacaroteno – cenoura, abóbora, pequi, mamão
• Flavonoides – ameixa, mirtilo, brócolis, salsa
• Catequinas – chá verde
• Quercetinas – vinho tinto, maçã, cebola
• Licopeno – tomate, goiaba, melancia
• Clorofilina – couve e espinafre

Sugestão Jasmine

Na nossa linha de produtos você encontra várias opções de alimentos antioxidantes, como a Linhaça em Grãos, a Farinha de Linhaça, o Gergelim, as Sementes de Girassol e de Abóbora e as Superfrutas, como as Gojiberries e as Cranberries, além dos Mix de Sementes e também das Barras de Granola. Experimente!

 

Fontes: Nutricionistas Jasmine, ClicRBS, Exame/Abril


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!