alimentos que ajudam a parar de fumar
alimentos que ajudam a parar de fumar

6 alimentos que ajudam a parar de fumar

por Redação
em 30 de maio de 2014

Parar de fumar é tarefa difícil, mas alguns alimentos podem ajudar a mudar esse hábito. Se você é um dos 25 milhões de brasileiros viciados em tabaco e nicotina, saiba que pode contar com uma importante aliada: sua alimentação.

Além de força de vontade e dedicação e, dietas e conhecimento por parte do fumante são essenciais para deixar o hábito. Uma boa alimentação pode não só te ajudar a vencer o hábito como também a combater possíveis efeitos colaterais do processo, como ansiedade, depressão, aumento de peso, compulsão por doces, entre outros.

Uma boa dieta poderá ainda te ajudar a desintoxicar e tirar a nicotina do sangue, diminuindo os sintomas das crises de abstinência.

Alimentos que podem te ajudar a parar de fumar

Cenoura

A cenoura possui vitamina A que auxilia na proteção dos pulmões e também ajuda a eliminar os radicais livres provocados pelo tabaco. É possível consumir até 3 colheres de sopa por dia.

Gengibre

Possui gigerol que tem ação antioxidante e melhora o funcionamento dos sistemas respiratório e circulatório. Ele também aumenta o metabolismo e a temperatura interna do corpo, por isso, ajuda no controle do peso. O ideal é consumir um pedaço de 2 a 3 centímetros por dia, mas deve ser evitado por hipertensos.

Arroz integral

É rico em selênio que também possui ação antioxidante e ajuda a eliminar os radicais livres causados pelo fumo. O seu consumo também ajuda a prevenir doenças cardíacas. Pode-se ingerir até 3 colheres de sopa por dia.

LEIA MAIS
Arroz integral: muito mais saudável que o branco

Brócolis

No brócolis é encontrado o sulforafano, uma substância que aumenta a atividade da proteína NRF2 ajudando a reduzir os danos nos pulmões de quem possui a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), a bronquite crônica e o enfisema. A dica é consumir uma xícara de chá por dia.

Semente de abóbora

Essa semente é fonte de cucurbitacina, ômega 6, vitamina C, fibras e também tocoferóis, importante no combate de radicais livres. Ela também ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a controlar a compulsão por doces durante as crises de abstinência. É indicado consumir de 15 a 20 unidades por dia.

LEIA MAIS
Conheça os benefícios da semente de abóbora para a sua saúde

Alho

Além de auxiliar na remoção do excesso de muco na cavidade torácica, o que contribui para expulsar as toxinas do cigarro, o alho contém vitaminas A e C, potássio, fósforo, selênio, aminoácidos e enxofre. É recomendado o consumo de 1 dente de alho por dia.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!