Fale Conosco

Alimentação saudável para todos os bolsos

por Jasmine
em 31 de agosto de 2020

Uma grande parte da população ainda associa uma alimentação saudável e balanceada com um custo alto e inacessível. Isso até pode ter sido verdade quando esses alimentos passaram a ser mais valorizados pelo consumidor, mas comer bem não significa gastar mais.

Para ter uma alimentação saudável é preciso conhecer as características dos alimentos e fazer escolhas. Acredite, você não precisa renunciar aos sabores e também não precisa comprometer o orçamento para ter uma dieta nutritiva. Aqui estão algumas maneiras de manter a qualidade de vida sem que ela pese no bolso.

Alimentação saudável: o que é isso exatamente?

Em primeiro lugar, considere que o objetivo principal da alimentação é suprir todas as necessidades nutricionais do nosso organismo. Porém, nossa relação com os alimentos vai muito além disso, há também os aspectos culturais, afetivos e sensoriais. O simples ato de reunir a família em torno da refeição é uma prova disso.

Portanto, a palavra que você deve ter em mente é equilíbrio. Não se trata de recusar certos itens em prol de outros, mas sim de compreender que mesmo os bons nutrientes, quando consumidos em excesso, acabam sendo dispensados pelo organismo. Por essa razão é que é tão importante o papel dos profissionais de Nutrição em nosso dia a dia.

Eles são as pessoas mais indicadas para apontar quais itens se adequam melhor à sua dieta, proporcionando um equilíbrio entre os nutrientes que você precisa e os sabores que você não gostaria de abrir mão. A boa notícia é que produtos de melhor qualidade nutricional não precisam necessariamente ser os mais caros da prateleira.

Planejamento: palavra-chave para gastar pouco

Você quer ter uma alimentação saudável sem gastar muito? Comece pelo planejamento das suas refeições. Quando nos antecipamos ao que vamos comer ao longo da semana, a tendência é buscar novos sabores e experimentar alimentos para os quais até então torcíamos o nariz. Uma simples combinação de itens diferentes já é suficiente para adicionar novidade na mesa sem deixar de comprometer os aspectos nutricionais.

Frutas e verduras são indispensáveis para uma alimentação saudável. E coincidentemente elas costumam ser mais baratas do que a maioria dos alimentos. Feiras livres e supermercados em geral têm dias específicos nos quais esses itens são vendidos por um preço mais baixo. Saber quando fazer as compras, portanto, pode ajudá-lo a economizar bastante.

Porém, não é só isso. Você pode substituir biscoitos açucarados, bolos gordurosos e itens industrializados repletos de aditivos químicos por snacks mais naturais. É o caso da linha de produtos sem açúcar e sem glúten da Jasmine Alimentos. Trata-se de alternativas tão saborosas quanto os doces aos quais você está acostumado, mas com muito mais benefícios nutritivos.

Quantidade não é sinônimo de qualidade

Você pode estar pensando que ao se alimentar de um biscoito saudável, por exemplo, deve ter que comer muito a mais comparado ao que comia antes. Mas é justamente aí que está o segredo, menos do que você imagina.

Quando consumimos alimentos mais saudáveis e nutritivos nos sentimos mais saciados com uma menor quantidade de comida. Isso ocorre porque deixamos de ingerir gorduras saturadas e açúcares sem necessidade e passamos a nos concentrar em alimentos cujas vitaminas, proteínas e minerais suprem nossa necessidade energética.

Em outras palavras, comer melhor significa também comer menos, mas sem comprometer as necessidades do seu organismo. Essas quantidades menores também acabam impactando diretamente no seu bolso, pois muito provavelmente você passará a gastar menos para se alimentar – e ainda terá maior qualidade de vida.

…..

Há mais de três décadas o objetivo da Jasmine Alimentos é transformar as pessoas por meio da alimentação saudável. É por isso que nossa linha de produtos prioriza itens de qualidade, integrais, orgânicos, sem glúten ou sem açúcar, mostrando que é possível conciliar sabor e saúde em alimentos nutritivos e perfeitos para toda a família. 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!