Alimentação infantil
Alimentação infantil

Alimentação infantil saudável durante as férias

por Redação
em 19 de janeiro de 2015

É importante manter a rotina das refeições para as crianças no período de férias escolares

Durantes as férias os horários costumam ficar mais flexíveis. Acordar um pouco mais tarde, adiar o horário das refeições ao longo do dia, ou mesmo pular algumas delas, pode se tornar comum. No entanto, para as crianças, manter uma rotina de horários para as refeições é fundamental, mesmo no período de férias.

Segundo a nutricionista materno-infantil, Tâmara Tambellini, os pais devem sempre oferecer o café da manhã, mesmo nos dias em que a criança acorda mais tarde, assim é possível evitar que elas fiquem beliscando até o horário da próxima refeição. “Continuar realizando as refeições em família, sentados à mesa e em um ambiente de harmonia, também contribui para uma alimentação mais saudável nas férias, pois evita que as crianças comam em frente à televisão ou ao computador”, comenta a nutricionista.

LEIA MAIS
7 dicas de alimentação infantil para uma vida mais saudável
LEIA MAIS
Como preparar a lancheira ideal

Fuja das guloseimas!

Alimentos cheios de açúcares, gorduras e sódio, costumam estar entre os preferidos das crianças. E, durante as férias é quase inevitável que elas consumam esses alimentos. Por isso, os pais precisam ficar atentos para evitar que os pequenos exagerem no seu consumo, afinal, os cuidados com a saúde e a alimentação devem acontecer em todas as estações do ano.

“A ingestão desses alimentos nas férias é quase inevitável, portanto, é papel dos pais ou de quem estiver responsável pela criança, limitar o consumo, oferecendo pequenas porções ao invés de deixar as embalagens à vontade nas mãos da criança. Também é bom reduzir o estoque desse tipo de produto em casa”, sugere a nutricionista. “Dar preferência ao consumo de cereais e preparações integrais, que são digeridos mais lentamente, vai fornecer energia por mais tempo, além de conter mais nutrientes”, explica Tâmara.

Invista nas frutas

Levando em conta toda a energia da criançada e as altas temperaturas, as frutas se apresentam como uma excelente opção para lanches ao longo do dia. Elas podem ser oferecidas inteiras, picadas em diversos formatos ou mesmo como sucos, o importante é que elas estejam presentes no cardápio diário, especialmente nessa época do ano. “Nas férias, é comum que a frequência do consumo de frutas, verduras e legumes diminua, mas é importante que esses alimentos não saiam do cardápio das crianças”, acrescenta Tâmara. “Além disso, as frutas são ótimas para hidratar e dar energia. A água de coco também é uma boa pedida na hora da hidratação, principalmente nos dias mais quentes”, finaliza a nutricionista.

SUGESTÃO JASMINE

Na nossa linha de produtos existem várias opções deliciosas para lanches ao longo do dia, como as Frutas Crocantes, os diversos snacks saudáveis e os deliciosos Smoothies.

Leia também:
Obesidade infantil: como prevenir?
Alimentação infantil: montando um cardápio saudável
Criando hábitos alimentares saudáveis na infância

Fonte: Tâmara H. Tambellini – Nutricionista|CRN3 40514. Atua na área de nutrição materno-infantil nas cidades de Ribeirão Preto e Jaú- SP


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!