lanches saudáveis para escola
lanches saudáveis para escola

Alimentação Infantil: o que levar na lancheira?

por Redação
em 29 de setembro de 2014

Quando o assunto é alimentação infantil, todo cuidado é pouco. Com os pequenos em casa é mais fácil manter hábitos alimentares saudáveis. Mas quando chega a hora de ir para a escola eis a questão: como garantir que eles mantenham uma alimentação saudável diante de tantas opções? Uma sugestão é preparar uma lancheira atrativa, recheada de alimentos saudáveis, mas que agrade o paladar exigente da criançada.

LEIA MAIS
Smoothies: opção refrescante e saudável para as crianças
LEIA MAIS
Crie hábitos alimentares saudáveis na infância

Segundo a nutricionista infantil Tatiara Monção, na hora de preparar a lancheira dos pequenos, é preciso ficar atento aos ingredientes, principalmente aos rótulos dos industrializados, e fugir de produtos como sucos de caixinha, refrigerantes, bolachas recheadas e salgadinhos, pois esses alimentos contêm grandes quantidades de açúcares, sódio e gorduras ruins. “Alimentos ricos em gordura, açúcar e sal são responsáveis por diversos problemas de saúde durante a infância, como obesidade, hipertensão, colesterol e triglicerídeos alto”, explica a nutricionista.

Como fazer lanches saudáveis para escola

Equilíbrio e moderação são as palavras-chave para uma alimentação saudável, por isso, a lancheira das crianças deve conter nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos. Entre eles, estão os carboidratos, as proteínas, as vitaminas e os minerais.

Para Tatiara, a lancheira ideal deve incluir uma bebida, que pode ser um suco natural de fruta ou mesmo um achocolatado, desde que contenha no mínimo 50% de cacau na composição, uma fatia de bolo caseiro ou um sanduíche feito com pão integral. “É sempre necessário incluir uma fruta, que pode ser picada e colocada em um pote”, explica. Outro detalhe importante é como os alimentos são armazenados, pois isso pode interferir na qualidade da alimentação. “A lancheira sempre deve ser térmica, pois garante a melhor conservação dos alimentos”, completa Tatiara.

Sugestões de lanches Jasmine

Seguindo a recomendação nutricional, preparamos um modelo de lancheira ideal para o seu pequeno, com produtos da Jasmine. confira:

  1. Como muitas crianças não gostam de comer fruta fresca in natura, uma boa alternativa é oferecer a eles versões crocantes. Maçã e Banana agradam o paladar e são opções nutritivas.
  2. Os pequenos não resistem a biscoitos de chocolate. No entanto, as versões tradicionais são repletas de açúcares e outros aditivos prejudiciais a eles. Opte pelos cookies e Gran Cookies Zero Açúcar. A Jasmine conta ainda com a linha So Sweet, com biscoitos saudáveis nos sabores chocolate e gotas, maracujá com chia e frutas vermelhas.
  3. Como opção de bebida para acompanhar, os Smoothies são perfeitos, uma vez que são feitos da própria fruta, sem adição de açúcares e conservantes. São diversos sabores, para variar o cardápio.
  4. Por fim, para substituir os salgadinhos com gorduras trans, a melhor alternativa é o Biscoito Integral Alho e Orégano, com 40% menos sódio, totalmente livre de gorduras trans, baixo nível em gorduras saturadas e fonte de fibras, ferro e vitaminas A, C, D e E.

Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!