Agroecologia
Agroecologia

Agroecologia é uma alternativa para redução do uso de agrotóxicos

por Redação
em 5 de fevereiro de 2015

Saiba mais sobre o uso de agrotóxicos no Brasil e conheça uma das alternativas para uma alimentação mais segura

Alimentação saudável é um sinônimo de bem-estar, disposição e saúde. Na busca por qualidade de vida, uma das alternativas é investir no consumo diário de produtos orgânicos, cultivados através de modelos como a agroecologia. Esse modelo de produção não só garante a ingestão de alimentos livres de quaisquer aditivos químicos, assim como fertilizantes artificiais, pesticidas e herbicidas, como também, de outros tipos de produtos sintéticos que sejam nocivos à saúde e que possam causar a degradação do meio ambiente.

Agroecologia: O que você precisa saber sobre os perigos dos agrotóxicos

O Brasil é, desde 2008, um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Só em 2013, de acordo com o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, foram produzidas mais de 400 toneladas de agrotóxicos e inseticidas no país. Por ano, cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos através do consumo de alimentos contaminados.

O consumo constante de alimentos contaminados por aditivos químicos oferece diversos riscos à saúde, promove a degradação do solo, a contaminação da água e, até mesmo, do ar. Segundo dados da “Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”, os fertilizantes artificiais e agrotóxicos ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações e só perdem para picadas de animais peçonhentos e intoxicações com produtos de limpeza.

LEIA MAIS
4 motivos para você escolher alimentos orgânicos
LEIA MAIS
Como identificar um produto orgânico de verdade?

Entre os problemas ocasionados pela ingestão diária de pesticidas, herbicidas e fertilizantes artificiais, é possível identificar a infertilidade masculina, reações alérgicas e diversos distúrbios, entre eles, os respiratórios, cardíacos, pulmonares, endócrinos e do sistema imunológico, entre outros.

Pensando nos riscos que o consumo desses produtos oferece à saúde e ao meio ambiente, foram desenvolvidos modelos de produção agrícola que dispensam o uso de aditivos químicos e valorizam o processo de produção orgânica, como é o caso da agroecologia.

A agroecologia é um modelo de produção agrícola que se preocupa em manter a produtividade do solo a longo prazo e, para isso, utiliza de artifícios que mantenham a terra em condições férteis de produção para que ela possa ser reutilizada em novos plantios. Entre esses artifícios estão a compostagem, o uso de defensivos naturais, a rotação de culturas, a diversidade no plantio, entre outros.

Compostagem

É um processo biológico que conta com a ação de micro-organismos para transformar matérias orgânicas, como restos de comida, estrume e folhas, em um material que é parecido com o solo e pode ser utilizado com adubo.

Defensivos naturais

São produtos naturais que ajudam a proteger as plantas do ataque de pragas, sem comprometer a qualidade dos alimentos e reduzindo os riscos de intoxicações.

Rotação das culturas

É a variação dos tipos de alimentos plantados em determinando solo. Diferente da monocultura, onde o solo é utilizado para plantar apenas soja, milho ou outro alimento, na rotação de culturas, o mesmo solo é utilizado para o plantio de diversos produtos.

Diversidade no plantio

Esse modelo se assemelha a horta caseira, onde o solo é utilizado para o plantio de diferentes alimentos ao mesmo tempo, criando uma diversidade de produtos em um único espaço e, consequentemente, enriquecendo o solo.

Sugestão Jasmine

Entre os nossos produtos, temos várias opções de alimentos orgânicos, entre eles o Açúcar Mascavo Orgânico, a Farinha de Trigo Integral Orgânica, a Quinoa Real Orgânica, a Aveia Orgânica, a Linhaça Dourada Orgânica, o Arroz com Quinoa Orgânica, o Amaranto Orgânico e o Trio Orgânico. Conheça a nossa linha completa de produtos orgânicos.

Fontes: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais; Site Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Revista Ciência Hoje.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!