Fale Conosco
Tipos de vegetarianos
Tipos de vegetarianos

Tipos de vegetarianos: do vegano ao crudívoro, entenda as diferenças

por jasmine
em 30/03/2017

Daquele que aboliu apenas o consumo de carnes, passando por aquele que não frequenta zoológico – por considerar o cativeiro uma forma de violência contra os animais – e chegando até aquele que só se alimenta de frutos. Os três, se questionados, irão responder que são vegetarianos. E é verdade. A impressão que dá, no entanto, é que alguns são mais vegetarianos que outros. O que também é verdade.

Os cerca de 20 milhões de brasileiros (quase 10% da população) que se autodenominam vegetarianos divergem quanto a padrões de alimentação e de comportamento, o que cria categorias distintas dentro dessa imensa tribo.

Dietas vegetarianas:

Ovolactovegetariano

Costuma ser o passo de entrada na dieta vegetariana e também reúne o maior número de adeptos. Dentre as dietas vegetarianas, é a menos restritiva. A pessoa deixa de comer todos os tipos de carne (vermelha, frango, peixes e frutos do mar), mas segue o consumo de leite e ovos. De acordo com os nutricionistas, é possível ingerir todos os nutrientes necessários ao organismo em uma dieta ovolactovegetariana, mas, como em qualquer plano nutricional, é preciso equilibrar a alimentação.

Lactovegetariano

Pode ser considerada a casa seguinte no jogo de tabuleiro do universo vegetariano.  Além de não consumir nenhum tipo de carne, os lactovegetarianos também excluem os ovos da dieta. É o tipo de vegetarianismo predominante em países como a Índia e, quase sempre, a escolha por essa dieta está ligada a razões religiosas.

Vegetariano Estrito

Nem carne, nem ovo, nem leite e nenhum outro derivado animal. Um vegetariano estrito rejeita qualquer alimentação que pode ter causado sofrimento ou trabalho forçado a um animal. Nesse sentido, o vegetariano estrito não come ovo porque é comum as galinhas ficarem confinadas e receberem hormônios para estimular a produção. O lei é vetado porque as vacas, argumentam,  são forçadas, por uso de hormônios ou manipulação genética, a produzir muito mais leite do que produziriam naturalmente. Quem adota esse tipo de dieta, ao contrário do que muitos pensam, pode comer muito bem e de forma variada. Além de alimentos como arroz, feijão, legumes, hortaliças e frutas, há também pratos tradicionais árabes,  italianos, mediterrâneos e orientais livres de ingredientes de origem animal.

Vegano

O veganismo, segundo a associação da categoria, é uma forma de viver que busca excluir todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Isso significa que, além de não consumir nenhum alimento de origem animal (como os vegetarianos estritos), o vegano também não usa roupas ou calçados de couro, lã ou seda; não compra qualquer cosmético testado em animais; e não frequenta locais como zoológicos, circos ou rodeios.

Crudívoro

Ainda raridade dentro do mundo vegetariano, admite apenas a ingestão de alimentos crus – para ser considerado cru, o alimento não pode ser aquecido acima dos 40º, nem refinado, pasteurizado, tratado com pesticidas ou processado. Os adeptos da dieta crudívora acreditam que o cozimento destrói as enzimas e faz os alimentos perderem nutrientes. Nessa dieta é comum a utilização de alimentos em processo de germinação (cereais integrais, leguminosas e oleaginosos). Alguns, inclusive, incluem peixes crus e ovos.  Um crudívoro possui ingestão calórica significativamente menor do que uma pessoa que consome alimentos quentes, mas também apresenta baixa ingestão de proteína, cálcio, B12 e vitamina D.

LEIA MAIS
Leite vegetal: conheça as opções e saiba a diferença entre elas
LEIA MAIS
Laila Mengarda: de advogada a empresária de comida vegana

Frugívoro

O mais radical entre os vegetarianos: admite apenas frutos na alimentação. Para alguns, o conceito de “frutos” inclui cereais, alguns legumes (abobrinha, berinjela) e oleaginosos, mas muitos consomem apenas frutas. A ideia é variar o máximo possível e comer de forma a potencializar o produto: isto significa comer devagar e mastigar bem, para os ácidos da saliva e do estômago absorverem adequadamente os nutrientes. Os adeptos do frugivorismo podem ter carência de proteínas, gorduras, ômegas 3 e 6 (que auxiliam no desenvolvimento da memória) e vitamina B-12 (atua no sistema nervoso)

Bom, é isso. Se você achava que os vegetarianos não são todos iguais, tem toda razão. Caso tenha se interessado por alguma das dietas, lembre-se de procurar um nutricionista que desenvolva um plano nutricional saudável: alimentos adequados e na quantidade certa.

dietas_vegetarianas

Sugestão Jasmine

A Jasmine tem em seu portfolio de alimentos naturais uma série de produtos que podem ser consumidas por aqueles que seguem dietas vegetarianas. Dos grãos aos snaks saudáveis e bebidas sem glúten, dá para montar um cardápio saudável e saboroso sem descumprir os princípios alimentares. Confira todos os nossos produtos.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo