bebidas vegetais
bebidas vegetais

5 motivos para incluir bebidas vegetais no cardápio

por Redação
em 13 de março de 2017
LEIA MAIS
Bebidas Vegetais x Bebidas Animais
As bebidas vegetais vieram mesmo para ficar! Alternativas ao tradicional leite de vaca ou demais bebidas de origem animal, elas já podem ser encontradas nas versões líquida e em pó (para diluir). Mas a base delas continua a mesma. As bebidas vegetais são elaboradas a partir de grãos e sementes como arroz, soja, aveia e amêndoas, entre outros.

Pesquisas apontam que grande parte da população adulta tem, em maior ou menor grau, intolerância a lactose. A lactose é um açúcar presente no leite que depende de uma enzima chamada lactase para ser digerida, porém a produção dessa enzima vai diminuindo com a idade, o que torna o leite um alimento de difícil digestão, causador de flatulência e diarreia.

Não só a lactose, mas também a proteína do leite pode contra indicar seu consumo. A proteína do leite é de difícil digestão. Quando não digerida, ela faz com que o nosso sistema imunológico responda e crie anticorpos contra ela, acarretando em alergias que podem se manifestar na forma de rinite, sinusite e outras inflamações.

Além de não terem lactose e nem proteína do leite, as bebidas vegetais ainda são livres de colesterol, caseína e gorduras saturadas, presentes em bebidas de origem animal.  Podem ser incluídas no café da manhã para acompanhar as frutas ou o café preto, em receitas doces e salgadas, e batidas com frutas e fibras, o que as faz uma ótima opção para os lanches intermediários.

5 motivos para aderir às bebidas vegetais

Ainda em dúvidas se vale a pena apostar nessas bebidas? Confira cinco motivos para você se render de vez:

1.Novos Sabores

Bebida de arroz,de aveia, de amêndoa, de soja e de espelta (um tipo de trigo vermelho)  têm personalidade própria e vão bem tanto com frutas e cereais matinais, como misturadas ao café ou ao cacau.

2. Variedade de uso

O leite de arroz possui sabor neutro e é hipoalergênico; o leite de amêndoas é de sabor requintado e rico em ácidos graxos poli-insaturados; o leite de aveia é de sabor levemente adocicado e rico em fibras solúveis. Já as bebidas de soja e de espelta são ótimas para quem malha, pois possuem maior quantidade de proteína de boa qualidade, nutriente essencial para o ganho de músculos.

3. Melhor digestão

Para algumas pessoas, a lactose presente no leite de origem animal é de difícil digestão. Com as bebidas vegetais, esses indivíduos se sentem mais leves e com menos propensão a desenvolver problemas intestinais.

4. Mais cálcio

Muitas bebidas vegetais ganharam adição de cálcio em suas fórmulas – um ótimo motivo para considerar a alternativa e reduzir ou eliminar aos poucos a lactose da dieta. As bebidas vegetais também são ricas em potássio, selênio, cobre, zinco, manganês e ferro.

5. Orgânicos

Procure bebidas vegetais orgânicas, que são produtos livres de agrotóxicos, hormônios e fertilizantes químicos. Além disso, na medida em que o cultivo de orgânicos utiliza expedientes como a rotação de culturas e a compostagem, entre outras técnicas, ele favorece que o solo se mantenha fértil e produtivo ano após ano.

SUGESTÃO JASMINE

Quer incluir as bebidas vegetais no cardápio? Conheça os nossos deliciosos Biov’s e escolha os sabores que mais te apetecem!

 

Veja receitas de outras bebidas:

Receita de suco refrescante de chia
Receita de suco de frutas vermelhas
Receita de Smoothie de Banana, Morango e Amaranto

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!