Fale Conosco
jantar saudável
jantar saudável

4 dicas para um jantar saudável e ceia

por jasmine
em 24/03/2017

Não é sem razão que, para muitos de nós, o jantar e a ceia são as refeições mais temidas do dia. Afinal, durante a noite o organismo funciona em ritmo mais lento e, portanto, a escolha errada dos alimentos nesse período pode prejudicar a qualidade do sono, além de contribuir para o aumento do peso corporal. Mas, segundo a nutricionista Luana Priscila Pinto, é possível fazer com que o jantar e a ceia sejam refeições muito saudáveis.

Dicas saudáveis para o jantar e a ceia

Uma boa educação alimentar não exclui refeições, mas prevê o consumo de alimentos saudáveis e na quantidade correta para que o organismo funcione bem. Veja as dicas da nutricionista:

Dica 1 – Atenção aos horários

Jantar: não existe um horário certo para o jantar, afinal, isso pode variar de acordo com os horários da rotina de cada um. No entanto, é sempre recomendável jantar cedo, no mínimo duas horas antes do horário de dormir. Isso não vale para quem vai para a cama só pela madrugada, claro. Tente limitar o jantar até as 21h, mesmo que o seu horário de dormir seja por volta de 1h da manhã.

LEIA MAIS
Alimentos que ajudam a controlar a compulsão alimentar
LEIA MAIS
5 razões para não fazer jejum intermitente

Ceia: duas horas depois do jantar e uma hora antes de ir para a cama. Esse é um bom cálculo para estabelecer a hora da ceia. Por exemplo, se o seu horário habitual de dormir é às 23h, o ideal é jantar por volta de 20h e fazer a ceia às 22h. “O organismo precisa fazer a digestão adequada dos alimentos para garantir uma boa noite de sono”, recomenda Luana.

Dica 2 – Não “pule” essas duas refeições

Jantar: muita gente acredita que deve apostar em um almoço farto, um lanche da tarde razoável e depois fechar a boca até a hora em que o estômago aguentar. Não é o que os especialistas indicam. Além de o jantar estar entre as principais refeições do dia, pular esse momento é assumir o risco de assaltar a geladeira minutos antes de ir para a cama e prejudicar a digestão, o sono e, claro, a balança.

Ceia: talvez seja a nossa refeição mais subestimada, culpa de um jantar exagerado ou daquela crença tão comum de que “se dormir, a fome passa”. Princípios errados. Uma ceia correta já prepara o organismo para o dia seguinte e ajuda a dormir muito melhor.

Dica 3: Coma a quantidade certa

jantar saudável

Comer além do necessário pode atrapalhar a noite de sono, além de pesar na balança Foto: Istock/Getty Imgages

Jantar: muita gente come pouco ou não sente fome durante o dia, mas quando chega em casa decide atacar a geladeira. Daí não vale. O jantar deve ser considerado uma refeição completa, porém mais leve. Isso significa, portanto, que não se deve substituí-lo por um lanche, mas também é preciso fazer um prato menor e mais leve do que o consumido no almoço. A recomendação oficial é que o almoço tenha 35% do valor energético total do dia e o jantar, 20%.

Ceia: é quase como “a cereja do bolo”, mas, nesse caso, sem o bolo. A ceia é a menor refeição do dia, útil porque o organismo vai passar um longo tempo sem alimentação, mas que deve ser enxergada apenas como um leve complemento.

Dica 4: Consuma os alimentos corretos

jantar saudável

Antes de dormir, tome um chá de ervas relaxantes, como o de camomila Foto: Istock/Getty Images

Jantar: É sempre bom evitar o consumo de alimentos pesados e de difícil digestão, como carnes gordurosas, frituras, molhos e condimentos. Saladas, legumes cozidos, batatas cozidas, arroz integral, quinoa ou macarrão de arroz, acompanhados de uma proteína como peixe, frango ou ovos, sempre nas versões grelhadas, assadas ou cozidas, devem ter a preferência.

Ceia: Evite alimentos e suplementos a base de cafeína, refrigerantes, bebidas estimulantes como guaraná, café, chocolate e chá preto, que estimulam o sistema nervoso central, dificultando a capacidade de relaxamento. Frutas em geral, acompanhadas de um chá de camomila, são boas opções para uma noite de sono tranquila e relaxada. Além disso, a aveia também é uma boa opção para a ceia, assim como as castanhas, que possuem gorduras boas.

SUGESTÃO JASMINE

Comer bem é viver bem e, por isso, oferecemos opções saudáveis e gostosas para todas as refeições do dia. Você pode incluir os produtos da linha Gourmet Integral no cardápio do jantar, e aproveitar as opções de Frutas, Rosquinhas, Cookies e Snacks Saudáveis na hora da ceia, além, é claro, da Calda de Agave para adoçar o seu chá antes de dormir. Confira!

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade