Fale Conosco
alimentos anti-inflamatórios
alimentos anti-inflamatórios

16 alimentos anti-inflamatórios que merecem fazer parte da sua dieta

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 04/07/2017

As temperaturas mais baixas e o tempo seco caraterísticos do inverno fazem com que essa época do ano seja propícia para o surgimento de gripes, resfriados e viroses. Por isso, é importante que o sistema imune esteja fortalecido para combater essas doenças. Mas não é preciso correr para a farmácia e fazer um estoque de remédios, porque você pode encontrar grande ajuda na cozinha e na horta de casa. Há alimentos que atuam como anti-inflamatórios e contribuem para reduzir a produção de substâncias que estimulam a inflamação e deixam o organismo mais resistente a doenças.

16 alimentos anti-inflamatórios

Saiba quais são os alimentos que ajudam a diminuir inflamações:

Frutas vermelhas

Morango, amora e framboesa não são apenas saborosos. Por serem frutos com alto nível de antioxidantes, elas também possuem alto poder anti-inflamatório. E ainda são fontes de vitamina C, um importante nutriente para prevenir gripes e resfriados, e de antocianinas, poderosos agentes anti-inflamatórios.

Aipo

Também conhecido como salsão, é um vegetal que possui mais de vinte compostos anti-inflamatórios. Entre os principais está o flavanoide apigenina, que tem ação anti-inflamatória e grande capacidade antioxidante (isto é, protege as células e inibe a produção de radicais livres). Ainda é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, cobre, sódio e de óleos essenciais.

Mirtilo

Fruta rica em antocianinas, que têm ação anti-inflamatória. Por ser fonte de fibras, ainda reduz as inflamações do aparelho digestivo. É considerado um dos frutos com maior nível de antioxidantes e um poderoso aliado do sistema imunológico.

Óleo de peixe

O óleo é uma das principais fontes de ômega-3, ácido graxo que ajuda a reduzir a inflamação. Por isso, é um produto que deve ser consumido por quem sofre com doenças inflamatórias como artrite, artrite reumatoide e dores nas articulações em geral.

Folhas verdes

Couve e espinafre são vegetais com folhas de cor verde-escuro que merecem entrar na dieta por conter alcalinizantes que ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai. Por isso, vale apostar no suco verde para fortalecer o sistema imunológico.

Linhaça

O consumo regular da linhaça ajuda na proteção contra bactérias e vírus, graças ao ômega 3, às ligninas vegetais e aos fitosteróis e bioflavonoides. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga e nas doenças respiratórias, como a asma.

Chia

Entre os diversos nutrientes que possui, a chia é rica em ômega 3, antioxidantes, vitaminas. Por isso, possui ação anti-inflamatória e é importante para a manutenção da saúde cardiovascular.

LEIA MAIS
Chia: benefícios desse superalimento que ajuda emagrecer

Gengibre

Esse é um importante remédio natural com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, é um aliado para aliviar dores causadas pela artrite e para diminuir sintomas de infecções respiratórias, tosse, asma e bronquite.

Cúrcuma

Muito usada na medicina chinesa e indiana, a cúrcuma ajuda a neutralizar a inflamação e atua contra problemas como artrite, tendinite e machucados.

Nozes e amêndoas

Outras fontes naturais de ômega-3, o que faz dessas oleaginosas boas combatentes de dores nas articulações e de inflamações.

Abóbora

A abóbora é fonte de beta-caroteno, substância que ajuda no combate de inflamações da pele e dos pulmões. O alimento ainda possui antioxidantes que combatem os radicais livres.

Azeite extravirgem

É um óleo rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, possui ácido alfa-linolênico (ALA), uma substância que ajuda no combate a inflamações. Uma dica: É importante não aquecer o azeite, pois altas temperaturas fazem com que ele perca suas propriedades nutricionais.

Chocolate meio amargo

Busque marcas que contenham ao menos 70% de cacau na composição. É a opção mais saudável, por conter diversos nutrientes, como flavonoides, componentes que destroem os radicais livrese ajudam a reduzir inflamações crônicas.

Abacate

O abacate possui nutrientes que auxiliam na desintoxicação do fígado. O fruto é rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural. Ainda possui ação antioxidante.

Repolho roxo

Esse tipo de repolho é fonte de antocianinas, um potente agente anti-inflamatório. Além disso, contém outros nutrientes com as mesmas propriedades, como glutamina e polifenóis.

Shitake

O cogumelo possui polissacarídeos que ajudam a aumentar a resposta imunológica, importante para combater infecções. O alimento também possui ação antimicrobiana.

Alho

Um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos, ele reduz o processo inflamatório e é  um aliado no combate a doenças como gripes, resfriados, gastroenterites, aftas, bronquites e herpes. Também atua como fortalecedor do sistema imunológico.

Sugestão Jasmine

A Jasmine possui um portfólio de produtos que ajudam na prevenção e combate de inflamações. Red Berries é um snack natural de goji berry, açaí e cranberry desidratados, que apresenta propriedades antioxidantes e elevada concentração natural de vitaminas C e E. A Linhaça Dourada, além de ser um antioxidante natural,  fornece naturalmente minerais e possui fibras solúveis e insolúveis que contribuem com a saúde intestinal e auxiliam na manutenção de uma dieta saudável. A Chia em grãos Jasmine vem pronta para consumo, auxilia na redução de peso e pode ser consumida de diversas formas, fornecendo ácidos graxos poli-insaturados essenciais, proteínas e minerais como o cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco. Conheça nossa linha completa de produtos.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade