Fale Conosco
Compostagem
Compostagem

Compostagem doméstica: Aprenda como reciclar o lixo orgânico

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 05/07/2017

O Brasil gerou 64 milhões de toneladas de lixo em 2015. Isso equivale a uma média de 383 kg de resíduos por brasileiro – 52% de lixo orgânico. Os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) chamam a atenção para a necessidade de reaproveitamento desse tipo de descarte, por meio da reciclagem ou da compostagem doméstica.

O que é compostagem?

A compostagem é uma ótima maneira de reciclar o lixo orgânico e usá-lo como adubo. Trata-se de um processo biológico, em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, fazem a degradação de matéria orgânica. É uma prática inofensiva para o meio ambiente, já que nesse processo apenas gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus) são formados. Vale lembrar que, quando esses resíduos são despejados nos aterros, ocorre a formação de metano (CH4), um gás extremamente nocivo que contribui para a formação do efeito estufa.

LEIA MAIS
Horta em casa: no solo ou vertical, aprenda como plantar
LEIA MAIS
10 motivos para consumir produtos orgânicos

O método traz ainda outras vantagens. Ao utilizar o adubo orgânico originado da compostagem, é reduzido o uso de fertilizantes químicos nas plantações, que podem fazer mal para o planeta e para a nossa saúde.

Quais são os tipos de compostagem?

Existem dois tipos: a aeróbica e a anaeróbica. No primeiro tipo, mais comum, os organismos que decompõem a matéria orgânica necessitam de oxigênio para que ocorram as reações químicas. A compostagem aeróbica pode ocorrer ao ar livre, em um tambor ou ainda em um revolvedor. Já na anaeróbica a compostagem acontece quando a matéria passa por uma fermentação em ambiente com pouco oxigênio. Esse segundo tipo pode ocorrer em sacolas plásticas ou recipientes plásticos bem fechados e costuma gerar cheiro forte, por causa da produção de sulfeto de hidrogênio.

O que é a vermicompostagem?

É o nome dado à compostagem que utiliza minhocas e pode ser realizada tanto em espaços grandes como em apartamentos. Como a minhoca tem capacidade de consumir diariamente o equivalente ao seu peso, usar o animal no processo faz com que a compostagem ocorra de forma mais rápida. Essa ação forma o que é chamado de vermicomposto, também conhecido como húmus de minhoca, que é considerado um excelente adubo orgânico. Para acelerar o processo, vale acrescentar borra de café na preparação, um dos alimentos favoritos das minhocas.

 A compostagem gera odores indesejáveis?

Muita gente reluta em fazer a compostagem por acreditar que ela causa cheiro ruim. Mas a verdade é que, se feita de forma correta, isso não irá acontecer. É importante que a compostagem seja do tipo aeróbica, que libera gases inodoros. A anaeróbica gera metano e sulfato, responsáveis pelos odores fortes.

Como fazer a compostagem doméstica?

Esse é um processo mais simples do que parece. Confira o passo a passo:

  • Empilhe três caixas plásticas de mesmo tamanho.
  • Faça pequenos furos no fundo e na lateral das duas caixas de cima, para gerar ventilação.
  • Na caixa que estiver na parte superior, coloque terra com minhocas vermelhas. Separe ainda materiais orgânicos secos, como folhas ou serragem.
  • Abra a tampa da caixa de cima e coloque o resíduo orgânico que separou, apenas no canto da caixa. Coloque o material orgânico seco e cubra os resíduos, para afastar a presença de insetos. Faça isso até encher a caixa.

Ainda em dúvida sobre como preparar a composteira e realizar todo o processo de compostagem caseira? O site Free The Essence publicou um infográfico que explica o passo a passo. Clique aqui e confira.

Como funciona o processo de compostagem?

A compostagem é composta por três fases:

Fase mesofílica: Quando os fungos e bactérias começam a se proliferar em temperaturas próximas a 40o C e a metabolizar as moléculas mais simples. Tem duração de aproximadamente 15 dias.

Fase termofílica: Começa a degradação das moléculas mais complexas, a temperaturas entre 65°C e 70°C. A alta temperatura é importante para a eliminação de agentes patógenos. Essa fase tem duração de cerca de dois meses.

Fase da maturação: Com a temperatura ambiente, há uma redução nas atividades dos fungos e bactérias. Assim, acontece a maturação, quando a decomposição microbiológica é completada e a matéria orgânica é transformada em húmus. Essa fase dura até dois meses, resultando no adubo orgânico, que pode ser utilizado em hortas e jardins.

Qualquer alimento orgânico pode ser compostado?

Os resíduos orgânicos que podem ser compostados são cascas de frutas e legumes, cascas de ovos, borra de cafés, grãos e sementes. Em contrapartida, alguns alimentos não podem ser reaproveitados. São eles: Carnes, cebola, alho, cascas de limão, laticínios, óleos, gorduras, papel higiênico usado, fezes de animais domésticos, derivados do trigo, plantas doentes, frutas cítricas em excesso, sal em excesso, além de comidas altamente processadas.

O que é o adubo líquido?

A compostagem resulta em um adubo sólido e em um líquido natural. Esse líquido fica depositado na base da composteira, para onde escorre durante o processo que ocorre nas caixas superiores. Esse material é ótimo para ser pulverizado nas plantas.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo