Fale Conosco
Agroecologia
Agroecologia

Agroecologia é uma alternativa para redução do uso de agrotóxicos

por jasmine
em 05/02/2015

Saiba mais sobre o uso de agrotóxicos no Brasil e conheça uma das alternativas para uma alimentação mais segura

Alimentação saudável é um sinônimo de bem-estar, disposição e saúde. Na busca por qualidade de vida, uma das alternativas é investir no consumo diário de produtos orgânicos, cultivados através de modelos como a agroecologia. Esse modelo de produção não só garante a ingestão de alimentos livres de quaisquer aditivos químicos, assim como fertilizantes artificiais, pesticidas e herbicidas, como também, de outros tipos de produtos sintéticos que sejam nocivos à saúde e que possam causar a degradação do meio ambiente.

Agroecologia: O que você precisa saber sobre os perigos dos agrotóxicos

O Brasil é, desde 2008, um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Só em 2013, de acordo com o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, foram produzidas mais de 400 toneladas de agrotóxicos e inseticidas no país. Por ano, cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos através do consumo de alimentos contaminados.

O consumo constante de alimentos contaminados por aditivos químicos oferece diversos riscos à saúde, promove a degradação do solo, a contaminação da água e, até mesmo, do ar. Segundo dados da “Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”, os fertilizantes artificiais e agrotóxicos ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações e só perdem para picadas de animais peçonhentos e intoxicações com produtos de limpeza.

LEIA MAIS
4 motivos para você escolher alimentos orgânicos
LEIA MAIS
Como identificar um produto orgânico de verdade?

Entre os problemas ocasionados pela ingestão diária de pesticidas, herbicidas e fertilizantes artificiais, é possível identificar a infertilidade masculina, reações alérgicas e diversos distúrbios, entre eles, os respiratórios, cardíacos, pulmonares, endócrinos e do sistema imunológico, entre outros.

Pensando nos riscos que o consumo desses produtos oferece à saúde e ao meio ambiente, foram desenvolvidos modelos de produção agrícola que dispensam o uso de aditivos químicos e valorizam o processo de produção orgânica, como é o caso da agroecologia.

A agroecologia é um modelo de produção agrícola que se preocupa em manter a produtividade do solo a longo prazo e, para isso, utiliza de artifícios que mantenham a terra em condições férteis de produção para que ela possa ser reutilizada em novos plantios. Entre esses artifícios estão a compostagem, o uso de defensivos naturais, a rotação de culturas, a diversidade no plantio, entre outros.

Compostagem

É um processo biológico que conta com a ação de micro-organismos para transformar matérias orgânicas, como restos de comida, estrume e folhas, em um material que é parecido com o solo e pode ser utilizado com adubo.

Defensivos naturais

São produtos naturais que ajudam a proteger as plantas do ataque de pragas, sem comprometer a qualidade dos alimentos e reduzindo os riscos de intoxicações.

Rotação das culturas

É a variação dos tipos de alimentos plantados em determinando solo. Diferente da monocultura, onde o solo é utilizado para plantar apenas soja, milho ou outro alimento, na rotação de culturas, o mesmo solo é utilizado para o plantio de diversos produtos.

Diversidade no plantio

Esse modelo se assemelha a horta caseira, onde o solo é utilizado para o plantio de diferentes alimentos ao mesmo tempo, criando uma diversidade de produtos em um único espaço e, consequentemente, enriquecendo o solo.

Sugestão Jasmine

Entre os nossos produtos, temos várias opções de alimentos orgânicos, entre eles o Açúcar Mascavo Orgânico, a Farinha de Trigo Integral Orgânica, a Quinoa Real Orgânica, a Aveia Orgânica, a Linhaça Dourada Orgânica, o Arroz com Quinoa Orgânica, o Amaranto Orgânico e o Trio Orgânico. Conheça a nossa linha completa de produtos orgânicos.

Fontes: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais; Site Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Revista Ciência Hoje.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo